Conceito de Xenofobia

O termo vem do grego ξένος xeno = estrageiro e φοβία fobia = temor). A base da palavra se refere ao medo ao que vem de fora, diferente do que é conhecido, mas na verdade o termo alcança muito mais que isso. Representa hostilidade e repúdio.

Esta forma de ver o estrangeiro pode ser caracterizada por diversas manifestações que podem ser simples ameaças ou chegar a se manifestar em agressões físicas ou inclusive assassinato. O racismo é uma das maiores representações de xenofobia. Basicamente se refere ao repudio que se dá as diferenças raciais e culturais. Tudo o que é diferente, estranho, causa medo e consequentemente repudio. Esse medo muitas vezes não é ao que vem de fora e sim ao que essa influência de fora possa fazer nas sociedades já formadas. O dicionário define xenofobia como a aversão que se tem ao estrangeirismo ou ao que vem do estrangeiro. Hoje em dia o termo abarca mais que simplestemente o fato de ser estrangeiro. Outros fatores como a religião ou posição econômica parecem ter bastante relevância neste sentido.

A ação da xenofobia existe há séculos. Segundo a antropologia os povo primitivos já faziam este tipo de discriminação. A psicologia considera que esse medo ao desconhecido que vem de tempos atrás é que gerou a xenofobia. Segundo esse ramo de estudos a xenofobia é um sentimento de duas vertentes. Por um lado provam uma sobrevalorização da cultura própia, com suas tradições e etnia e por outro lado experiementam uma profunda antipatia e desprezo por tudo aquilo que é desconhecido o que se torna, para os que tem este sentimento, uma ameaça.

Esse sentimento ocasiona situações conflitivas e algumas vezes de crescente agressividade em relação ao estrangeiro e sua cultura. Hoje em dia essa manifestação social se representa mais nos países mais desenvolvidos que atraem imigrantes de países mais pobres. O medo a perder posto de trabajo e à nova cultura, unido ao desconhecimento causam problemas entre as pessoas do pais que recebe e o pais que envia. Em resumo a xenofobia se resume na agressividade do ser humano em relação ao outro, resultado de uma total falta de informação sobre outras culturas ou modos de vida.

Para citar no seu trabalho (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/xenofobia . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Xenofobia