Conceito de Virulência

VirulenciaFazer bom uso da linguagem nos discursos é muito importante para poder utilizar bem cada palavra. Entretanto, geralmente se estabelece muita confusão com os termos. Por exemplo, às vezes, utiliza-se a palavra virulência como sinônimo de violento, quando na realidade não é assim.

O termo virulência, utilizado de forma adequada, é um adjetivo que pode ser aplicado em alguns casos específicos, como por exemplo, pode servir para explicar que um vírus de gripe está atuando com muita virulência. Entretanto, neste caso, o correto seria utilizar o conceito da palavra violência.

O termo violência se refere ao comportamento humano que representa certa agressividade, por exemplo, um soco é um gesto violento. A violência não precisa ser apenas física, ela pode ser também verbal como os insultos, gritos, xingamentos ou palavras que menosprezam o próximo.

Da mesma forma, o conceito violência também pode ser aplicado em outros contextos, por exemplo, os fenômenos naturais também podem ser violentos em função de sua intensidade e dos prejuízos que causam ao homem. Assim acontece no caso de um terremoto, de uma enchente ou de um furacão. Neste caso, não se deve aplicar o conceito de virulento.

O termo virulência se refere à área da saúde, em doenças contagiosas que causam grande impacto nos seres humanos. Portanto, é um adjetivo que pode ser aplicado no plano da saúde para definir a intensidade de uma doença. A partir de outro ponto de vista, o conceito virulência também pode se referir a um discurso falado ou escrito que possui uma descarga de intensidade que não causa indiferença no interlocutor.

Estabelecer a diferença clara entre o conceito de violência e virulência é o primeiro passo para saber usar a palavra corretamente e integrá-la no melhor contexto. No ano de 2010, a Fundação do Espanhol Urgente (Fundéu) esclareceu através de uma nota de imprensa a diferença entre os conceitos virulência e violência com o objetivo de defender o uso correto nos meios de comunicação.

Os conceitos de violência e virulência apresentam semelhanças por causa de sua intensidade. Entretanto, descrevem realidades bem diferentes como foram explicadas neste artigo.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2014). Conceito de Virulência. Em https://conceitos.com/virulencia/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre