Conceito de Valores

Marcoantonio Villanueva Bustamante | Dez. 2022
Doutorado em Psicologia

Os valores, também identificados como preferências de valor, são construções psicológicas que têm por objetivo motivar e regular o comportamento das pessoas. Seu estudo foi abordado a partir de múltiplas disciplinas, como filosofia, antropologia, sociologia e psicologia; e freqüentemente têm sido relacionados em sua origem e conceituação com elementos éticos e morais. Particularmente, na disciplina psicológica, o estudo dos valores tem perspectivas variadas.

Entre as teorias mais destacadas está a de Abraham Maslow, psicólogo humanista, que considera que os valores são organizadores e guias de comportamento que permitem alcançar uma série de necessidades que fazem parte de um sistema hierárquico organizado em pirâmide: Nos primeiros níveis estão as necessidades fisiológicas e de segurança; Em seguida, os níveis seguintes incluem as necessidades sociais e, finalmente, no topo estão as de realização pessoal.

Por outro lado, Milton Rokeach propõe que os valores são crenças organizadas hierarquicamente e que servem como guias para o comportamento humano. Eles são adquiridos por meio de processos de socialização primária (família e pares) e secundária (instituições).

Modelo de Schwarz

Shalom Schwartz descreve valores ou preferências de valor como conceitos ou crenças que transcendem situações específicas e que cumprem o papel de motivadores do comportamento, avaliam o comportamento e, finalmente, são ordenados de acordo com a importância relativa que cada indivíduo lhe atribui. O modelo proposto por Schwartz é um dos mais utilizados entre os pesquisadores como quadro de referência para a investigação de preferências de valor, tanto em nível pessoal quanto cultural.

Ao nível pessoal, as preferências de valor agrupam-se em 10 tipos de valor e estes, por sua vez, em duas dimensões bipolares mais inclusivas (conservação vs. abertura à mudança e autotranscendência vs. autopromoção).

Os 10 tipos de valor e as duas dimensões bipolares estruturam-se segundo uma configuração circular, que decorre de relações de compatibilidade (podem ser ativadas simultaneamente) ou de conflito (não podem ser ativadas simultaneamente). Quanto maior a compatibilidade, mais próxima a posição de ambos os tipos na configuração circular; quanto maior o conflito, mais distante a posição de ambos os tipos. Os quatro pólos dessas dimensões gerais e os tipos de valor que cada um inclui são descritos a seguir.

Conservação: inclui valores que promovem a manutenção do status quo, a restrição de comportamentos de indivíduos ou grupos que possam alterar a ordem tradicional. Este pólo dimensional contém três tipos de valor:

o Conformidade: valores que promovem a restrição de ações, inclinações e impulsos que possam incomodar ou prejudicar os outros e violar as normas sociais.

o Segurança: valores que privilegiam a proteção, a harmonia, a estabilidade da sociedade, das relações interpessoais e de si mesmo.

o Tradição: valores que promovem respeito, comprometimento e aceitação dos costumes proporcionados pela cultura ou religião tradicional.

Abertura à mudança: contém valores que promovem a busca de autonomia, exploração, novidade e desafio com a intenção de obter gratificação pessoal ou grupal. Este pólo envolve três tipos de valor:

o Hedonismo: valores que promovem o prazer e a gratificação erótica de si mesmo. Segundo o modelo de Schwartz (1992), esse tipo de valor também pode fazer parte do polo da autopromoção.

o Estímulo: valores que buscam a busca pela emoção, novidade e desafio na vida.

o Autodireção: valores que envolvem pensamento independente e escolha de ação, criação, exploração.

Autotranscendência: inclui valores que buscam superar interesses egoístas em favor do compromisso voluntário de promover o bem-estar dos outros. Este pólo contém dois tipos de valor:

o Universalismo: valores que promovem a compreensão, valorização, tolerância e bem-estar de todas as pessoas e a proteção da natureza.

o Benevolência: valores que estimulam a preservação do bem-estar das pessoas com quem se tem contato pessoal.

Autopromoção: contém valores que promovem a realização e o interesse pessoal, por meio de relações hierárquicas e desiguais com os outros. Este pólo inclui dois tipos de valor:

o Realização: valores que buscam a busca do sucesso pessoal por meio de habilidades sociais que exaltam o indivíduo.

o Poder: valores que buscam promover status social e prestígio individual por meio do domínio sobre pessoas e/ou recursos.

Por fim, Schwartz propõe um modelo de valores que, para além de preferências individuais, são preferências culturais, compostas por três dimensões bipolares, e que, à semelhança do modelo individual, estas fazem parte de uma estrutura circular. As dimensões são:

Conservação Vs. Autonomia:

o Conservação: Culturas nas quais a pessoa é vista como parte de um coletivo.

o Autonomia: Culturas nas quais as pessoas são percebidas como pessoas autônomas que se destacam por sua individualidade.

Hierarquia vs. Igualitarismo:

o Hierarquia: Culturas que favorecem a distribuição desigual de poder, funções e recursos.

o Igualitarismo: Culturas que consideram os membros da sociedade como seres iguais.

Competição Vs. Harmonia:

o Competência: Ênfase na auto-afirmação (ser ambicioso, ser bem-sucedido, ser competente)

o Harmonia: Ênfase na harmonia das pessoas com o meio ambiente.

Artigo de: Marcoantonio Villanueva Bustamante. Licenciado em Psicologia, formado pela Faculdade de Psicologia da UNAM, México. Doutor em Psicologia pela UFRO, Chile. Investigador independente que faz parte de várias equipes de pesquisa no México e no Chile.

Referencia autoral (APA): Villanueva Bustamante, M.. (Dez. 2022). Conceito de Valores. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/valores/. São Paulo, Brasil.

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