Conceito de Vale

ValeEntende-se como vale à depressão da superfície terrestre que se manifesta entre duas vertentes de forma inclinada e alongada para um mar, lago ou bacia endorreica, pela qual geralmente transitam as águas de um rio ou o de uma geleira. Entre as principais causas de sua formação originária estão: a erosão fluvial ou a meteorização mecânica.

Existem diversos tipos de vales, onde as contingências geográficas têm a ver na hora de determiná-los e diferenciá-los.

Em um relevo novo, geralmente predominam os vales em V, que se caracterizam por suas vertentes pouco modeladas pela erosão e que convergem em um fundo muito estreito.

Por outro lado, quando o estado de erosão é realmente avançado se originam os chamados vales aluviais, que apresentam um fundo plano e amplo, constituído por depósitos aluviais que divagam e oscilam a passagem da água.

Também existem os vales em U, que são uma direta consequência das geleiras. Apresentam paredes muito íngremes e o fundo côncavo. Dentro deste tipo, pode acontecer que com o recuo de uma geleira antiga, o leito de um de seus afluentes fique muito acima e ao desembocar em sua vertente se formem pequenas ou grandes cachoeiras.

O vale morto, também conhecido popularmente como rio decapitado (por não apresentar curso de água), se produz quando um rio é capturado por outro, ou então quando seu leito é fechado por uma cordilheira ou outro depósito.

No entanto, os vales cegos, originários de relevos cársticos, ou seja, produto do intemperismo químico de certas rochas; são aqueles que não apresentam uma saída natural e se encontram fechados por uma alguma pendência. Então, as águas que circulam por eles penetram no solo e seguem seu curso por uma rede subterrânea.

Já os vales endorreicos, muito comum em zonas mais áridas, acontecem porque os rios não podem sair de suas bacias hidrográficas e escorrem por estes vales.

Entre os vales mais famosos que podemos encontrar na geografia mundial estão os seguintes: Vale da Morte, Grand Canyon, Vale do Loire, Vale da Napa, Vale do Nilo, Vale do México, Vale do Ebro, Vale do Danúbio, Vale Central da Califórnia, entre outros.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/vale . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Vale