Conceito de Urso

UrsoO urso é um mamífero grande e forte que habita as zonas com escassa presença de humanos, geralmente em montanhas remotas. É um animal onívoro e plantígrado, com pelos espessos, forte dentição e garras utilizadas para trepar em árvores ou caçar suas presas.

Na atualidade, existem várias espécies de ursos e quase todas elas estão em perigo de extinção, especialmente os ursos panda gigante, grizzly, polar e pardo.

O processo de hibernação

Entre suas diversas características, há uma que se destaca sobre as demais: a hibernação. É um fenômeno associado às condições climáticas do inverno e consiste na redução drástica das constantes vitais (a frequência cardíaca e a temperatura corporal) para manter-se em um estado de letargo durante os longos e tenebrosos invernos. Antes da hibernação, os ursos consomem grandes quantidades de alimentos e preparam seu organismo para reduzir ao máximo seu consumo de energia.

O urso na vida dos homens

O urso é um animal de grande ferocidade que refletiu para todo tipo de testemunhas, como no romance Miguel Strogoff de Julio Verne, onde é conhecida a luta de alguns personagens com esses animais. Apesar disso, o urso é um animal que desperta simpatia porque tem um aspecto amável e dócil. Prova disso é que o urso de pelúcia é o bichinho de pelúcia mais conhecido internacionalmente pelo público infantil.

No mundo circense, o urso continua sendo uma das atrações mais valorizadas. No entanto, os grupos a favor dos animais continuam tentando o desaparecimento dessa prática. No mundo da caça ocorre algo parecido, pois tradicionalmente o urso tem sido uma figura muito valorizada e isso tem diminuído notavelmente sua presença (isso aconteceu na Romênia por causa do hobby com a caça através do ditador Nicolae Ceaușescu).

A figura do urso entre as crianças

O urso como personagem faz parte de uma longa tradição: é personagem importante das fábulas (uma das mais conhecidas é a história dos três ursinhos) e dos desenhos animados (Baloo, Bubu, Misha, Yogui, entre outros). Também aparece como ícone do estado da Califórnia, símbolo da cidade de Madrid e mascote dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980.

A força do urso é reconhecida em algumas expressões. Existe uma muito curiosa, como o abraço de urso, que expressa uma circunstância de seu próprio gênero: quando alguém lhe demonstra carinho, mas que na verdade está lhe traindo. “Pensou que estavam lhe ajudando, mas na realidade era um abraço de urso”.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/urso . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Urso