Conceito de Urbanização

UrbanizaçãoAção ou resultado de urbanizar; num sentido mais amplo é o conceito de urbanização. O termo urbanizar apresenta dois usos bem diferentes entre si; um dos usos do termo refere-se à construção de casas em terrenos delimitados de forma prévia para tal fim e previsto de todos os serviços básicos: água, luz, telefone, etc., para que sejam perfeitamente habilitados para que as pessoas possam fazer uso dessas residências. Por outro lado, outro uso do termo urbanização é o de fazer sociável a uma pessoa determinada que não apresente características urbanizáveis e que apresenta dificuldades de convívio com outras pessoas devido a alguns fatores como podem ser a falta de prática, a timidez, ou outro motivo qualquer.

Urbanização, então, seria um centro residencial composto basicamente por casas de características semelhantes e que estão previstas dos serviços mencionados antes e de algumas instalações e que normalmente estão construídos a certa distância de uma urbe. As urbanizações, tradicionalmente estão localizadas em meios rurais e que se encontram próximas a essas localidades. Normalmente este é o conceito mais aplicado para a palavra urbanização.

A noção que temos sobre urbanização é variável e depende do que se entende sobre o termo em diferentes países. Na Europa se conceitua urbanização baseando-se em zonas residenciais que estão afastadas dos grandes núcleos urbanos e se encontram, na sua maioria, em zonas rurais mais afastadas do centro. Já em alguns países da América do Sul, é normal vincular urbanização com um lugar desenvolvido na zona urbana, com residências que possuem uma estrutura parecida.

O processo de urbanização também é conhecido como o fenômeno de desenvolvimento das cidades. Este tipo de processo é executado tomando como base o fator migração, onde as pessoas que residem nas áreas rurais mudam-se para a zona urbana em procura de trabalho e de melhor qualidade de vida devido a que muitos consideram que nestas zonas existe um melhor desenvolvimento dos serviços básicos e existem mais possibilidades para uma vida melhor.

Nos dias atuais, supostamente, não existe o que conhecemos como urbanismo que não contemple um impacto de ordem ambiental devido à expansão ou crescimento da população, ainda que existam urbanizações, mesmo que não seja como regra, que estão perfeitamente integradas ao meio aonde são construídas.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/urbanizacao . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Urbanização