Conceito de Terceira Idade

Terceira-IdadeO fator idade influencia de forma notável a vida das pessoas, uma vez que com o passar dos anos e a respectiva comemoração dos aniversários, nos faz tomar consciência da finitude da existência humana.

Envelhecer é um processo natural e lógico, entretanto, na sociedade atual se valoriza em excesso o poder da juventude. As pessoas maiores de 65 anos, principalmente após a aposentadoria, se aproximam da terceira idade.

Etapas da vida

Os países desenvolvidos têm aumentado de forma notável a esperança de vida, principalmente para as pessoas maiores de setenta anos. Estes idosos da terceira idade podem sofrer com alguns problemas físicos, mas mesmo assim podem manter a perfeita lucidez mental e uma juventude de espírito.

O passar dos anos de uma pessoa é sinônimo de um maior conhecimento e introspecção. Tudo isso repercute também positivamente em forma de autoestima e clareza de ideias para as tomadas de decisões. As pessoas de idade avançada também aprendem a valorizar as belezas da vida e as dificuldades com as situações de tristeza. A partir deste ponto de vista apresentam uma boa higiene mental.

Esses idosos viveram mais o passado do que viverão o futuro, mas apesar disso também vivem o presente, ou seja, cada dia se torna uma nova oportunidade. A etapa da terceira idade é uma fase de tranquilidade pessoal após uma dura jornada de trabalho passada por toda vida.

Uma fase de tranquilidade

Este é o momento em que as pessoas têm mais tempo livre para focar seus objetivos pessoais e realizar todos os planos que não puderam realizar enquanto trabalhavam e não tinham tempo. Melhor dizendo, é um momento fantástico de não deixar para trás todas as ilusões que ficaram pendentes e não foram possíveis de realizar.

A terceira idade traz consigo as consequências do tempo, aquelas que são e foram praticamente inevitáveis. Por exemplo, a morte de familiares e amigos, as doenças e problemas de saúde, entre outras. Entretanto, graças à Medicina, cada vez mais há uma maior qualidade de vida para as pessoas da terceira idade, que em muitos casos gozam de grande autonomia pessoal.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/terceira-idade . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Terceira Idade