Conceito de Síndrome

SindromeQuando falamos de síndrome referimos ao conjunto de sintomas ou elementos observados a primeira vista ou através dos estudos apropriados que dão identidade a uma doença ou complicação de saúde e que devem ser trabalhados de maneira diferente do que se trata a uma pessoa com condições de saúde normais e favoráveis. As síndromes variam de acordo com cada paciente, pelo qual a síndrome de uma doença não é igual ao de outro ao contar com diferentes sintomas ou elementos definidos. Embora o termo síndrome seja utilizado na maioria dos casos para questões relacionadas à saúde, por exemplo, quando algo é evidente e se diz que a síndrome de algo vai acontecer.

Etimologicamente, considera-se que o termo síndrome vem do grego, onde a palavra significa "concurso" no sentido de reunião de todos os sintomas típicos de uma doença. A síndrome é usada como um conceito na medicina para descrever um estado particular de saúde (ou de falta dela) por causa da presença de todos os valores e sintomas que caracterizam normalmente tal condição.

Algumas das síndromes mais comuns e que servem para entender melhor o conceito são, por exemplo, a síndrome de Down, a síndrome da imunodeficiência adquirida (ou AIDS), a síndrome de Tourette, a síndrome de abstinência. Todos estes tipos de síndrome caracterizam e denominam um conjunto de sintomas ou elementos que uma pessoa pode apresentar e que pode ser observado a olho nu ou não, serem fisiológicos ou psicológicos. Todos esses sintomas presentes em conjunto, compreendem um tipo de síndrome e, portanto, um tipo de estado de saúde ou doença específica.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/sindrome . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Síndrome