Conceito de Salvação

SalvacaoA ideia de salvação apresenta um significado geral, assim como uma série de aspectos diferentes em função do contexto apresentado.

A salvação é a liberação de algo, seja de um mal, de uma situação de cativeiro ou de um perigo qualquer. Uma pessoa se salva quando abandona um estado de sofrimento ou mal-estar.

Circunstâncias que empregam este conceito

Diante de um perigo, alguém consegue a salvação ao libertar-se de uma ameaça ou risco qualquer “Nos salvamos por milagre daquele acidente”. A ideia de perigo está associada ao risco para a integridade física, mas nem sempre acontece neste sentido. Vamos pensar em um time de futebol que na última rodada tem uma partida decisiva para manter-se na divisão do campeonato; caso vença a partida pode-se dizer que o time conseguiu a salvação.

A palavra salvação é usada de forma figurada para expressar um sentimento intenso. “Ela é minha salvação” indica um apoio psicológico ou emocional para uma pessoa.

Sem dúvida, quando um indivíduo abandona uma situação de cativeiro, no contexto de um sequestro ou prisão, costuma-se dizer que essa pessoa conseguiu a salvação.

Salvação da alma

A partir da perspectiva da maioria das religiões, a alma é imortal e a morte física não impede que possamos alcançar a vida eterna, desde que cumpramos com o plano de salvação que Deus concebeu a todos nós. Esta ideia é defendida particularmente pelo Cristianismo (em sua versão católica ou protestante). De maneira resumida, pode-se dizer que o plano de salvação de Deus consiste na fé em Jesus Cristo e em cumprir com os propósitos indicados na Bíblia.

Assim, nossa maneira de viver será julgada no juízo final e em função disso vamos conquistar a salvação da alma. Deve-se levar em conta que a salvação é possível, mas que ao contrário também condena.

Definição nas bases do Budismo

O Budismo é uma religião sem Deus, mas que contempla a ideia da salvação. Uma pessoa não se salva porque realiza o bem ou tem fé, mas porque se desprende dos desejos egoístas que o oprimem, ou seja, o indivíduo se liberta destes desejos e assim alcança a salvação com a qual está vinculada sua vida terrestre.

Algumas abordagens filosóficas concebem a salvação do ponto de vista terrestre e a partir da ideia de alma ou do conceito de fé. O marxismo é a doutrina filosófica e política que aspira a plena liberdade e salvação do homem, para isso é necessário superar tudo aquilo que a oprime (a revolução seria um tipo de processo para alcançar a liberdade).

Foto: iStock – Milan Stojanovic

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2015). Conceito de Salvação. Em https://conceitos.com/salvacao/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre