Conceito de Recursos Humanos

Recursos HumanosNormalmente, designa-se recursos humanos ao conjunto de trabalhadores ou empregados que fazem parte de uma empresa ou instituição e que se caracterizam por desempenhar uma variada lista de tarefas específicas à cada setor. Os recursos humanos de uma empresa são, de acordo com as teorias de administração de empresas, uma das fontes de riqueza mais importantes já que são as responsáveis pela execução e desenvolvimento de todas as tarefas e atividades que se precisam para o bom funcionamento da mesma. O termo é muito comum hoje em dia e utiliza-se em diversos aspectos relacionados à organização empresarial.

Devido à importância que os recursos humanos têm para uma empresa ou espaço trabalhista, hoje em dia se costuma destinar um setor diretamente especializado na organização de tais recursos. Este setor conta com o mesmo nome e pelo geral compõe-se de vários agentes capacitados que têm entre suas principais funções a de selecionar trabalhadores, localizá-los nas diferentes áreas da empresa, a manutenção de bons e apropriados laços de comunicação entre as diferentes áreas, o estabelecimento de pautas de trabalho, a condução e desenvolvimento de equipes de trabalho e o planejamento de táticas e atividades específicas para cada setor. Além disso, o setor de recursos humanos também pode ter interferência no estabelecimento das políticas salariais. Muitas vezes, também tem que se fazer cargo da demissão de empregados que não se enquadram nas políticas empresariais, bem como também com o estabelecimento das correspondentes indenizações trabalhistas.

Considera-se que a organização dos recursos humanos de uma instituição (especialmente quando se fala de instituições que têm que demonstrar resultados específicos) é uma das chaves para o bom funcionamento da mesma. Isto tem a ver com a noção de adequação da cada um dos empregados às necessidades da empresa de modo a assegurar que os resultados tanto a nível geral como específico sejam os esperados.

5 funções estratégicas do RH

Partindo do princípio de que as pessoas que fazem parte de uma empresa são o motor e o principal ativo da mesma, há cinco aspectos essenciais:

1- A base do RH é saber entrevistar e escolher

A seleção do pessoal representa o núcleo estratégico de uma empresa. É um processo mais complexo do que se imagina à primeira vista. Não se trata de escolher os indivíduos de melhor currículo, mas sim observar uma série de qualidades pessoais, as quais devem ser interpretadas em qualquer processo de seleção.

2 – Conseguir um ambiente de trabalho agradável

O clima de um ambiente de trabalho deve ser cuidado em todos os sentidos. Quem trabalha satisfeito vai produzir mais e melhor porque é necessário estabelecer dinâmicas positivas entre os empregados (incentivos, trabalho em equipe, conciliação da vida trabalhista e pessoal, entre outros).

3 – Saber expressar motivação

Organizar as tarefas deve vir acompanhado de um fator chave: a motivação. Ignorar este aspecto pode debilitar o potencial de uma empresa.

4 – Uma organização entre os diversos departamentos

Embora cada departamento tenha suas funções e possua uma estrutura hierárquica, é conveniente promover a participação de todos os trabalhadores. Trata-se de estabelecer meios para que a opinião de cada empregado possa ser valorizada, ou seja, incentivar a participação de cada membro na ação coletiva.

5- Análise dos cenários para otimizar e corrigir aquilo que está errado

É necessário avaliar o que se faz para saber corrigir depois. A avaliação não deve ser entendida com um exame, mas como um termômetro para medir os vários aspectos do RH (Recursos Humanos).

Mais uma leitura:

Recursos Humanos é um termo que enfoca o lado empresarial e o lado administrativos como um todo. Vejamos como funciona o conceito do termo da seguinte forma: A primeira parte do termo faz referencia a Recursos que é um conjunto de elementos que se tem a disposição para resolver uma serie de necessidades. A segunda parte do nosso termo de hoje Humanos, que sendo a complementação do termo que equipara com outros como podem ser os tecnológicos, os financeiros, etc.

Partindo desse pressuposto, melhor dizendo, partindo dessa definição na qual, primeiramente dividimos o termo em duas palavras como realmente o é, o termo Recursos Humanos, nada mais é que um conjunto de pessoas as quais se dispõem para alcançar um objetivo numa empresa.

Se, tratando de transferir este conceito para uma área específica dentro de uma empresa, e preciso relatar vários aspectos como os que destacamos a seguir:

Recrutamento e seleção de pessoal: Parte inicial do processo para encontrar profissionais que possam ajudar à empresa em seus objetivos.

Administração pessoal: Essa é a parte que se considera mais administrativa da área. Essa parte dos Recursos Humanos é a que se encarrega de executar todos os trâmites necessários para que uma pessoa seja formada na empresa, desde sua entrada (com relação à parte financeira de um contrato), salário, situação laboral, etc. Está presente desde esse início até o final da relação da empresa com a pessoa e vice-versa.

Compensações: Nessa parte é aonde é realizado um estudo analítico sobre a questão financeira dos empregados de uma empresa. Trata-se da parte da remuneração, plano de carreira, a parte fiscal, horas extra e assuntos afins. Resumindo é a parte aonde se analisa sobre pagamentos e situação fiscal.

Capacitação: Depois de todos os trâmites de contratação e já definidos todos os itens com relação ao paragrafo anterior e quando o empregado provedor dos Recursos Humanos já tem definidas suas funções no organograma da empresa, é necessário que esta pessoa seja perfeitamente capacitada para exercer a função pela qual ela foi contratada. Neste caso específico, a empresa é ciente que é preciso manter o empregado atualizado para que possa manter certo nível na execução das suas tarefas.

Segurança e Higiene: Uma das coisas mais importante no referente a Recursos Humanos é a questão da segurança e a questão da higiene, sobre tudo num ambiente aonde o empregado realiza o seu trabalho. Esse quesito refere-se à preocupação do setor de recursos humanos pela segurança de todos os empregados e colaboradores.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2012). Conceito de Recursos Humanos. Em https://conceitos.com/recursos-humanos/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre