Conceito de Posicionamento

PosicionamentoO posicionamento é um dos objetivos de marketing mais importantes, uma vez que através de um plano de promoção eficaz é possível posicionar uma empresa no mercado a partir de uma marca consolidada e de um plano de comunicação que se conecte com os clientes potenciais através de um plano de marketing que melhor se adapte a este perfil.

Um plano de marketing

Para posicionar um produto no mercado é muito importante escolher o canal de publicidade adequado ao tipo de cliente a qual se dirige a campanha em questão. Desta maneira é fundamental ter paciência, pois o verdadeiro êxito surge do trabalho bem feito, do cumprimento dos objetivos e da espera de competitividade já esperada no mercado.

É possível posicionar um produto novo que vai ao mercado como também traçar um plano de ação para reposicionar uma marca que perdeu sua força como consequência de um período de crise ou por dura competência de uma marca qualquer. As marcas que estão mais bem posicionadas no mercado são aquelas que gozam de um grande prestígio.

Consolidar a marca pessoal

Do ponto de vista profissional, qualquer trabalhador que procura emprego, busca posicionar-se no mercado por causa da estabilidade que o mesmo proporciona. Do mesmo modo, os freelancers também perseguem o objetivo de posicionarem-se como especialistas dentro de sua área de especialização, já que ser considerado um experto ajuda a alcançar projetos profissionais.

A importância do networking para fortalecer a imagem

Hoje em dia, existem diversas formas para melhorar o posicionamento profissional: o networking nos fóruns de empreendedores e nas feiras de negócio; ter um blog profissional para desenvolver temas de interesse específico; realizar trabalhos colaboração; entre outras.

A rede linkedin também é uma plataforma de marketing que muitos profissionais utilizam na internet para poder posicionar-se, já que hoje em dia a maioria dos profissionais busca um posicionamento de forma digital. Enfim, o marketing pode ser aplicado tanto a um produto como a uma pessoa em particular também.

O sujeito que procura emprego de forma ativa faz marketing pessoal através do envio de currículos, cartas de apresentação, entrevistas de trabalhos, entre outros. O posicionamento faz com que a pessoa se torne presente para poder abrir novas portas e melhorar sua própria visibilidade diante dos demais.

Foto: iStock, DNY59

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de Posicionamento. Em https://conceitos.com/posicionamento/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre