Conceito de Ovário

OvarioO ovário é uma glândula responsável em produzir os hormônios sexuais femininos. São dois óvulos que ficam situados na cavidade pélvica, um em cada lado do útero e que se comunicam através das trompas de falópio.

O ovário contém os óvulos, células que são liberadas mensalmente em cada ciclo menstrual ao longo da idade fértil da mulher, durante um processo conhecido como ovulação com a finalidade de ser fecundado por um espermatozoide dando lugar a formação de um novo ser.

O ovário e a função hormonal

O ovário é a estrutura por onde se produzem os estrógenos, o principal hormônio feminino, assim como a progesterona. Esse processo é a resposta a dois hormônios produzidos na hipófise, o FSH e o LH, e que acontece a partir dos 9 anos de idade dando início à puberdade: fase da vida que ocorre o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, assim como a menstruação.

Após as mudanças próprias da puberdade, a ação dos hormônios femininos apresenta grande quantidade de efeitos no organismo da mulher, entre os quais se destacam:

– Apresentam um efeito anabólico que estimula o crescimento das meninas e a manutenção da massa óssea e muscular na idade adulta, assim como estimulam a calcificação dos ossos.

– Favorecem a produção dos hormônios tireoidianos por onde mantêm ativo o metabolismo.

– Aumentam a tolerância à glicose, uma vez que o tecido vaginal é capaz de utilizá-la para produzir glicogênio, substância usada pela flora bacteriana vaginal para produzir ácido lático a qual origina um ph ácido que atua como uma barreira protetora contra as bactérias causadoras de doenças.

– Localizam a distribuição de gordura no corpo, predominando no tecido subcutâneo, nas mamas e no quadril.

– Mantém a turgidez e aumenta a espessura da pele.

– Estimulam a função sexual e facilitam o coito ao permitir a lubrificação vaginal.

– Permitem a capacidade de reprodução ao estimular o crescimento dos folículos com o fim de desenvolver os óvulos.

Alterações na função dos ovários

Os ovários podem ser o lugar de vários tipos de lesões, os mais frequentes são os cistos que geralmente são inúmeros e estão associados ao estado de alteração do metabolismo como a resistência à insulina. Isso leva ao desenvolvimento de manifestações como o sobrepeso, aumento do pelo facial, distúrbios da menstruação e infertilidade.

Outra doença que pode apresentar-se é o câncer de ovário, que constitui 5% dos cânceres da mulher, ocupando o sexto lugar em frequência, depois de outros tipos de câncer como das mamas, do colón, do pulmão, do colo uterino e dos linfomas.

Quando acontece uma falha na função do ovário pode ocorrer uma menopausa precoce.

Foto: iStock – ericsphotography

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2015). Conceito de Ovário. Em https://conceitos.com/ovario/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre