Conceito de Organismo

OrganismoPara definir organismo temos que fazer referência no mínimo a três tipos diferentes de sistemas que não estão necessariamente interligados entre si, porém que cumprem a mesma função com cada organismo no seu devido meio como forma de existência.

O primeiro conceito é organismo como ser vivo; um conjunto de órgão de um corpo animal ou vegetal. Como exemplo, podemos usar o próprio organismo humano formado pelos órgãos que controlam a vida e a existência dos corpos. Um organismo complexo que funciona perfeitamente dentro dos parâmetros para o qual foi gerado sincronizando cada parte do corpo, desde as partes microscópicas até zonas delicadas e órgãos separados, porém que estão unidos entre si para que o organismo funcione de maneira perfeita e sincronizada. Um organismo que responde a estímulos e que está perfeitamente preparado para ações que realizamos no dia a dia. Esse organismo nos transporta a lugares através de suas extremidades, nos faz pensar e agir dentro de uma conduta de reflexões. Nos impulsa a seguir vivendo, mesmo que muitas vezes não cuidamos dele como deveríamos.

Um exemplo vegetal de organismo, são as árvores que nascem, crescem e morrem, mas durante toda a sua existência são capazes de florescer e dar fruto pelo simples fato de que são organismos perfeitos e que funcionam em sincronia com a natureza.

Organismo também se define como um conjunto de leis que regem uma associação; já seja uma pequena cidade ou um país inteiro. Podemos usar como exemplo mais amplo um ministério qualquer de uma nação que tem leis que indicam a melhor forma de comportamento dos seus habitantes. Para que esse tipo de organismo possa atuar em conjunto com a sociedade, a obediência das leis deve ser entendida a todos sem discriminação.

Outra definição de organismos é a formação de uma instituição como pode ser uma ONG. Uma ONG é um organismo de ajuda à pessoas com necessidades a serem supridas e que, mesmo que recebam ajuda diretamente de um organismo oficial, como pode ser o governo, podem perfeitamente ser ajudadas por uma organização não governamental criada especificamente para solucionar certos tipos de problemas em certas regiões.

Podemos ficar com essas três definições de organismo.

Para citar no seu trabalho (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/organismo . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Organismo