Conceito de Nota Musical

Nota-MusicalA nota musical pode ser entendida como o elemento mais básico e primordial do som e da música. Ela é o elemento a partir do qual se compõe as diferentes melodias e harmonias, pois cada uma delas representa um som particular e completo que, em conjunto com as outras, compõe um som mais complexo e duradouro. As notas musicais são elementos abstratos, mas são representadas de maneira simbólica nos pentagramas para que possam ser lidas e interpretadas pelos músicos.

Muitos consideram que as notas musicais são equivalentes aos átomos, as unidades básicas e indivisíveis da matéria. O mesmo ocorre com as notas musicais, pois elas são as que permitem compor sistemas de som mais complexos e duradouros. As notas não existem por si só como os átomos, mas também são uma interpretação que o ser humano realiza dos diferentes sons existentes no mundo que nos rodeia. As notas musicais são sete: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Isto é conhecido como escala musical e é representada, justamente como uma escala no pentagrama. A combinação dessas notas musicais mais a soma de outros elementos que acompanham ou a variação entre cada uma delas é o que permite compor diferentes tipos de música.

Devido à variedade de tons e sons existentes em cada nota, a música é tão variada e complexa como se conhece. Somados à velocidade, ao ritmo e a outros elementos são obtidos diversos ritmos musicais que são completamente diferentes entre si e que são tocadas de maneira diferenciada. Uma das características mais importantes das notas é que devem sempre ser combinadas de forma harmônica de modo que o som obtido seja agradável ao ouvido humano, que não desafine nem soe agressivo, circunstâncias que podem ocorrer quando as notas não são combinadas corretamente.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/nota-musical . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Nota Musical