Conceito de Geografia Política

Geografia-PoliticaA Geografia Política é uma subdisciplina da Geografia Humana, é a ciência que trata de estudar tanto a distribuição como a organização do planeta, levando em conta as diferentes posturas políticas que detém e já recebeu. Os diversos eventos políticos acontecem no mundo assim como a influência que o meio físico exerce na evolução política. São dois temas fundamentais que captam quase exclusivamente a atenção da Geografia Política.

Para tornar mais acessível à análise dos fenômenos do que o estudo, a Geografia Política foi dividida em três níveis; o estado assume o lugar do eixo central das investigações, enquanto isso, acima do estado aparece as relações internacionais, que implicam não só em estudar as relações geoestratégicas e geoeconômicas que se iniciam entre as nações, mas também sua construção na realidade física e, finalmente, abaixo do estado encontramos a geografia política das populações, que estabelece o estudo dos processos, conflitos e estratégias que surgem dentro e entre as diversas comunidades locais.

O nascimento desta disciplina está intimamente relacionado à Geografia Humana. Vale ressaltar que os trabalhos impulsionados pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel, no século XIX, foram fundamentais, pois ele chegou à conclusão que a evolução cultural de uma nação está vinculada diretamente com sua expansão territorial.

Em relação a seus métodos de investigação não se diferenciam muito dos usados desde o início: a observação, a classificação, a marcação do mapeamento descritivo. Porque o mapa até os dias de hoje é uma ferramenta fundamental, pois tudo o que eles refletem são a expressão dos diferentes processos políticos.

Por outro lado, também é comum que os geógrafos empreguem procedimentos de outras ciências como a Sociologia e a Psicologia. É assim que as entrevistas e as pesquisas são métodos muito utilizados. E também as ferramentas informáticas como o Sistema de Informação Geográfica na qual se armazena grande quantidade de informação com referência espacial, também gozam de uma especial participação na investigação da Geografia Política.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/geografia-politica . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Geografia Política