Conceito de Gastos

A palabra gasto pode ter vários sinônimos, como por exemplo, despender, consumir, destruir ou dissipar. Mas aqui vamos definir gastos como uma parte consumida de um todo. Podemos refir-nos também a despesa. O gasto pode se referir a uma quantidade de dinheiro que diminui tanto de uma pessoa física quanto de uma empresa. Gasto sempre indica uma saida de dinheiro de uma conta bancária ou de dinheiro á vista so bolso de algúem. Um gasto pode ser efetuado para diversas coisas.

Um individuo ou uma empresa pode ter gastos com suas contas de sempre ( água, luz, telefone...) ou gastos que não sejam tão frequentes como compras pessoais ou ainda gastos em determinados serviço como por exemplo, ir a restaurantes ou ao cinema. Os gastos de uma pessoa ou de uma familia precisam ser contolados para que não sejam maiores do que o dinheiro que entra. Gastos como luz, água ou a compra de alimentos fazem parte dos gastos normais de uma familia ou de uma empresa, mas gastos que não são comuns precisam de controle para manter as contas em dia e sempre ter o necessário, evitando assim mais gastos desnecessários como podem ser os empréstimos.

Os gastos realizados por empresas de administração pública são considerados gastos públicos que se destinam a cobrir a necessidades da população. Esses gastos supostamente devem ser explicados a comunidade. Um gasto é uma saida de dinheiro de uma pessoa ou de uma empresa efetuada por alguma necessidade que se caracteriza normalmente por uma soma de dinheiro que não é recuperável. Pode ser considerado como um investimento no caso de gastos com educação ou de alimentos ou simplesmente desembolso de capital.

Em termos de contabilidade os gastos incluem custos e despesas. O termo neste sentido relaciona todo tipo de desembolso financeiro para conseguir obter algum produto ou algum serviço. Os gastos neste caso são todo o tipo de pagamento que se faz para adquirir algo seja esse pagamento á vista, no ato ou em forma de dívida.Em resumo, gasto é o uso voluntário de um determinado capital para conseguir um produto ou serviço que pode ser considerado como investimento ou simplesmente como pagamento por esses produtos ou serviços.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/gastos . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Gastos