Conceito de Estratificação

EstratificacaoO termo estratificação se refere à noção de camadas ou níveis para diferentes ordens e circunstâncias da vida. Em geral, a palavra estratificação pode ser utilizada tanto em ciências naturais (quando se fala de estratificação da Terra ou da atmosfera) como em ciências sociais (quando se refere à estratificação social).

A estratificação estabelece a existência de diferentes níveis ou camadas que se caracterizam por determinados elementos e que são diferentes do resto dos níveis. Neste sentido, a noção de estratificação é uma criação humana e que tem como objetivo principal classificar e categorizar diversos elementos, circunstâncias ou fenômenos. Ao estabelecer camadas, o ser humano pode diferenciar os diferentes níveis existentes para cada circunstância e assim ser compreendido melhor. Embora as diferenças entre um nível ou camada e outro possam existir sem que o homem os categorize, não é mais do que quem o transforma em uma escala racional e lógica.

As situações mais comuns em que o termo estratificação é usado faz alusão tanto a fenômenos naturais como a fenômenos sociais ou humanos. Por exemplo, pode ser encontrado na área da matemática quando se refere a estatísticas ou na área da geologia quando se refere às diferentes camadas da Terra. A estratificação da matéria como, por exemplo, a água, é outro dos usos comuns que recebe este termo para as ciências naturais.

No caso das ciências sociais e humanas, um dos usos mais frequentes deste termo se refere à estratificação social, que é aquela que nos fala da classificação dos diferentes grupos sociais em camadas ou níveis de acordo com seu poder aquisitivo, número, conhecimento, nível cultural, entre outros.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/estratificacao . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Estratificação