Conceito de Escala

escalaA escala é uma sucessão organizada de diferentes valores pertencentes a uma mesma qualidade. Chama-se de escala a uma série de valores ou graus que podem ser localizados dentro de uma mesma contingência ou entidade quantitativa.

Existem diferentes tipos de escalas. Por exemplo, uma escala cartográfica é a relação matemática entre as dimensões reais e o desenho de um plano, como pode ser um mapa. Vinculado a este conceito está o de um desenho ou plano "a escala", ou seja, que não está realizado em seu tamanho real, mas em certa proporção. Isto acontece exceto que a legenda leia "a escala real", caso o gráfico ou a representação respeite as proporções originais do objeto representado.

Quando se diz que algo está feito "a escala humana" quer dizer que responde as proporções de um ser humano e que, portanto, no caso de uma casa ou de um prédio é habitável por indivíduos.

Outro tipo de escala é a musical, um grupo de notas que constituem uma obra musical. A economia de escala, por citar outro exemplo, está baseada na produção de bens em grandes quantidades ou como se diz "em grade escala".

Além dessas escalas, outras foram nomeadas respondendo a seu descobridor ou idealista. Por exemplo, a escala de Pauling, que classifica a electronegatividade dos átomos, a de Richter ou a de Mercalli, ambas com capacidade de classificar a magnitude de um sistema ou terremoto. Ou então, a de Mohs, que classifica a dureza de uma substância.

Outras escalas comuns são as de temperatura que se empregam na produção de termômetros e cromática na classificação e uso de cores, por exemplo, em desenho gráfico ou em pintura. Fala-se também de escala ou de categoria para fazer referência às diferentes instâncias que um profissional pode atravessar no organograma de uma empresa ou instituição.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/escala . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Escala