Conceito de Empresário

EmpresarioO termo empresário se refere à pessoa proprietária de uma empresa, comércio ou indústria, responsável por dirigir e administrar com a finalidade primordial de obter benefícios econômicos, ou seja, obter lucro.

Assim, o empresário atende várias áreas e atividades econômicas dentro da empresa, como é o caso das empresas agrícolas pecuárias, das empresas de construção, de espetáculos, de vendas, serviços, por nomear alguns dos exemplos mais comuns.

Embora costume tomar unilateralmente as decisões que se relacionam à empresa, é comum o empresário associar-se a outro colega para codirigir a empresa, assim, ambos são responsáveis por decidir as políticas de ação e obviamente também são sócios na hora de repartir as contas e os lucros da empresa em questão.

No entanto, deve-se destacar que embora o empresário seja o responsável por tomar as principais decisões da empresa, ele também é capaz de fazer tudo e desempenhar diversas funções que são necessárias para o funcionamento da empresa, portanto, é importante delegar as tarefas ou atividades que não estão vinculadas às decisões para empregados que contrata justamente com essa finalidade e eficiência.

Assim mesmo, da mesma maneira que o empresário obtém lucro com a exploração do negócio, ele também é o responsável legal perante a justiça para arcar com seus compromissos. Isto é, se a empresa comete alguma falta grave contra um cliente, como uma fraude, o empresário por ser proprietário e responsável pela empresa deverá responder perante a justiça por essa infração. A pena determinada pela justiça deverá ser cumprida pelo empresário, dono do negócio. Nenhum empregado ou qualquer outro vinculado ao negócio pode responder por isso.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/empresario . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Empresário