Conceito de Autonomia

AutonomiaDe acordo com seu uso, a palavra autonomia se refere a diversas questões. No caso de disciplinas como a Filosofia e a Psicologia, a autonomia se refere à capacidade que os seres humanos apresentam de poder tomar decisões sem ajuda do outro, ou seja, embora muitas vezes seja utilizada a visão do outro para não errar na hora de escolher ou tomar uma decisão em alguns temas cruciais, em realidade, boa parte das ações, decisões e escolhas que fazemos em nossa vida cotidiana são feitas por nós mesmos e isto acontece graças a esta capacidade que nos permite escolher e fazer.

Por outro lado, a palavra autonomia é recorrentemente utilizada como sinônimo de auto- organização. Usada neste sentido, a mesma se refere ao processo em que a organização interna de um sistema, geralmente de tipo aberto, aumenta a complexidade sem a necessidade de ser guiado por algum agente externo. Na maioria das vezes, este tipo de sistema auto-organizado apresenta propriedades emergentes.

O termo autonomia também se refere à capacidade que certas autoridades locais apresentam para cumprir suas próprias regras. Dizem que a jurisdição goza de autonomia quando se rege por si mesma e na qual nenhum poder externo tem poder sobre ela. Neste sentido, a autonomia constitui uma forma de soberania.

Por outro lado, no contexto do Direito, a palavra autonomia goza de uma especial participação, atribuída como a capacidade de um indivíduo em ditar suas próprias regras morais e constitui um princípio básico no direito privado, porque parte da necessidade que a ordem jurídica capacite aos indivíduos para estabelecer normas jurídicas de acordo com sua livre vontade.

E finalmente na área da técnica, a autonomia é o tempo que um dispositivo com uma fonte de alimentação independente pode permanecer ativo até o esgotamento dessa fonte de alimentação. Desta forma um automóvel pode percorrer certa quantidade de quilômetros sem reabastecer em função da capacidade de seu depósito de combustível.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/autonomia . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Autonomia