Conceito de América Central

America-CentralAmérica Central é o nome que se refere à região que abrange aproximadamente desde a metade do México até alguns países como El Salvador, Belize, Guatemala, Honduras, bem como as porções ocidentais da Costa Rica e Nicarágua. Esta região recebe este nome por ser considerada a metade (meso em grego significa "meio") e porque está em uma zona intermediária entre a América do Norte e a América do Sul.

Entretanto, o termo América Central é utilizado especialmente para referir-se a uma área não definida pelos limites políticos dos países desta zona por ser a área da América em que várias culturas e civilizações pré-colombianas de importância tiveram lugar antes da chegada do homem branco (por exemplo, os astecas, os maias, os olmecas, os zapotecas e os mixtecas, entre outros). Estas sociedades pré-colombianas guardavam algumas características em comum entre todas independentemente de que algumas fossem mais fortes e centralistas que outras.

A superfície da zona conhecida como América Central sempre foi de grande riqueza em recursos minerais e também agrícolas, pois o território é exatamente fértil e proveitoso para o plantio. Também, ao encontrar-se rodeada pela água do mar ou oceânica, a América Central possui importantes recursos pesqueiros. Hoje em dia, esta região é especialmente visitada por turistas que buscam belas praias e as relaxantes águas do Caribe.

As culturas das diferentes sociedades pré-colombianas foram as que deram características comuns às diferentes sociedades que ali se assentavam. Em sua maioria, estes grupos étnicos contavam com um avançado desenvolvimento matemático e astronômico, com práticas rituais semelhantes (muitas das quais aprovavam o sacrifício humano), a felicidade de seus espíritos, a organização social e os costumes diários que tinham a ver com a realização de diferentes tipos de atividades e tarefas. Em muitos sentidos e apesar destas sociedades serem conquistadas por espanhóis, as raízes destas culturas foram tão fortes que muitos de seus elementos puderam ser visíveis na atualidade.

Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Autor. Editorial QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: https://queconceito.com.br/america-central . Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados América Central