Conceito de Zootecnia

Estudar formas de como aproveitar melhor os animais domésticos e silvestres utilizando diversos parámetros é o que define a ciência chamada Zootecnia. O trabalho desenvolvido nesta área tem sempre em consideração além da utilidade do animais para o ser humano, o bem estar dos animais já que dessa forma o rendimento será maior e melhor.

O conceito de zootecnia surgiu na França em 1843 derivado de radicais gregos, quando um conde descobriu que criar animais era uma arte e que podia transformar esta arte em uma ciência útil para o homem. O termo tem relação direta com a biologia ou a zoologia, mas neste caso se acrescenta ao estudo das estruturas animais, o conhecimento de técnicas para melhor aproveitamento da produção animal a partir de parâmetros econômicos e de respeito a natureza animal. Este ciência se ocupa do estudo da produção dos animais e também de seus derivados como a carne, o leite, o ovo ou a pele dos animais. Normalmente a zootecnia abrange as áreas de agronomia e veterinária. Denomina-se zootecnista os profissionais que trabalham com zootecnia. Estas pessoas tem a capacidade de observar e analizar os fenômenos referentes a produção animal de forma total e abrangente.

Utilizam tudo que se refere ao campo e as atividades que se podem desenvolver nele. Além da produção animal também trabalham com a reprodução animal, com prevenção de doenças, com a nutrição animal e até com temas referentes a economia animal. Ou seja, este profissional pode atuar em qualquer atividade referente a produção animal seja ela de pesquisa, ensino ou trabalho direto com os animais atuando na genética, no cuidado e prevenção de doenças ou ainda na implantação de novos projetos que estejam sendo desenvolvidos.

A zootecnia é arte aplicada a criação dos animais e ao aproveitamento de seus produtos. Contudo este aproveitamento deve estar ligado a conservação e proteção dos recursos naturais. Todas as atividades tentam desenvolver, promover e preservar a produção e a produtividade animal, mas sempre colaborando na preservação da nossa biodiversidade, na manuntenção dos processos ambientais e ecológicos, ajudando na preservação das espécies e garantindo a integridade de nosso ecossistema.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Zootecnia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/zootecnia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Zootecnia