Conceito de Zona

A palavra zona pode referir-se a várias coisas. É um termo com uma grande amplitude de significados mas é mais conhecida sua utilização no âmbito da geografia.

De acordo com diccionários a palavra zona é um substantivo que se usa para descrever uma delimitada porção de terreno, uma extensão territorial limitada por questões políticas ou administrativas ou ainda para descrever uma superfície com uma determinada forma. Mas além deste conceito a palavra ainda pode referir- se a outros conceitos.

Pode referir-se a uma espaço de restrição ou proibição de certos atos. Como por exemplo uma zona restringida a caça ou um espaço de proibido acesso como as áreas militares. A partir de uma perspectiva geográfica zona também pode referir-se as porções em que estão dividas a terra como os trópicos e os círculos polares ártico e antártido. E dai podemos também citar a divisão em zonas climáticas da terra, as zonas frias, quentes e temperadas. Essas zonas climáticas são o que mais ou menos determinam a fauna e a flora de cada região. Uma zona urbana ou metropolitana é o espaço onde se localizam comunidades com infraestrutura para a vida humana com pelo menos mais de dois mil habitantes.

Um espaço geográfico que está reservado para os negócios com objetivos de exportação onde as leis alfâdegarias não são aplicadas é conhecido como Zona franca. No Brasil a Zona franca de Manaus no Norte do pais, é a mais conhecida. É um espaço criado em 1967 para facilitar o desenvolvimento da área criando uma área livre para o comércio. Na medicina uma zona pode referir-se a um espaço no corpo humano que apresenta alguma afecção. Com sentido figurado a palavra ainda pode referir-se a um enorme estado de desordem em um ambiente ou a uma determinada área onde se pratica prostituição. E está também o termo conhecido como zona erógena que se refere ao espaço do corpo humano mais propício a sensibilidade para o despertar de sensações sexuais.

Existem ainda outras definições de zona que variam de acordo com o contexto como zona rural, zona turística, zona industrial, zona de segurança ou zona de perigo. Mas todas estas, cada uma dentro de seu propio contexto, representam um espaço determinado delimitado por uma ou outra razão com seus próprios objetivos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Zona