Conceito de Zinco

ZincoO zinco é um oligoelemento de grande importância para a vida. Estima-se que exista aproximadamente de 2 a 2,5 gramas de zinco no corpo humano, dos quais a maioria se localiza principalmente na próstata, no fígado, no pâncreas, nos rins, nos ossos e nos músculos, sendo que neste último se encontra mais da metade de todo o zinco do organismo.

Este mineral é fundamental para as diversas atividades do metabolismo, em especial as atividades relacionadas com a divisão e multiplicação das células, formação das proteínas estruturais presentes nos tecidos de apoio e suporte como o colágeno. Também é importante para a atividade muscular por ser um mineral essencial para que os esportistas alcancem um ótimo desempenho em suas disciplinas, especialmente aquelas que envolvem esforços máximos e a necessidade de resistência à fadiga.

Este efeito no aparelho locomotor está relacionado com as propriedades do zinco para reparar os danos aos tecidos favorecendo a cicatrização das estruturas do músculo esquelético e da pele. Este último é um dos efeitos mais conhecidos deste mineral por constituir-se como ingrediente principal das pomadas empregadas como cicatrizantes e para o tratamento de infecções como a dermatite dos bebês, mais conhecida como assadura ou dermatite das fraudas. Esta propriedade explica sua capacidade de estimular o crescimento e o desenvolvimento das crianças, assim como favorece a motilidade dos espermatozoides na qual aumentam a fertilidade, especialmente do homem.

Outro efeito de grande importância deste oligoelemento acontece no sistema imunológico, necessário para dar uma resposta celular através dos neutrófilos, linfócitos e pela célula natural killer (assassinas naturais), o que lhe oferecem propriedades antivirais. Isso explica porque vários preparados antigripais possuem composições baseadas na combinação de acetaminofeno e zinco.

A carência de zinco no organismo causa certos transtornos tanto no crescimento como no peso das pessoas, tendência das infecções. Existe uma condição genética na qual ocorre uma diminuição na absorção e utilização do zinco chamada de acrodermatite enteropática. As pessoas que padecem desse transtorno sofrem alterações na pele e falhas no sistema imune ocasionando diarreia e infecções respiratórias constantes.

Outra condição associada ao déficit de zinco é a adoção de uma dieta vegetariana, neste tipo de alimentação, deixa-se de consumir a principal fonte de zinco que são as proteínas de origem animal que se agravam por causa da diminuição das dietas ricas em fibra, além da absorção deste mineral no intestino, o que agrava ainda mais sua deficiência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Zinco