Conceito de Zero

O zero é um signo sem valor proprio do sistema de numeração arábico. Não se sabe exatamente quando ou quem originou o zero já que civilizações antigas como as gregas, Egipcias ou babilônias usavam o cenito. Determinsdos registros apontam para a origem babilônica do zero mais ou menos no século III. Na verdade antigamente os problemas matemáticos eram muito mais concretos que hoje em dia e os número tinham outros significados.

Por exemplo antes se contavam existências como por exemplo, vacas ou porcos. Hoje em dia contamos “coisas” e o conceito de abstração é complexo. O número zero ocupa um papel importancia no sentido abstrato da historia de desenvolvimento da humanidade. Na verdad não fazem mais de 2000 anos que o zero está incorporado com ocifra nos cáculo matemáticos. Se relatamos definições em dicionários encontramos o termo zero com diferentes significados.

Em matemática básica o zero é um sinal numérico que não tem valor próprio é é representado pelo algarismo 0. Mas quando posto à direita de algum outro número lhe muda o valor do sistema de numerção decimal. Também pode ser o ponto de partida de uma escala de graduação em um instrumento para tomar medidas, ou ainda ser usado para medir temperaturas e indicar a temperatura do gelo. Em sentido figurado o zero pode siginifcar anulidade, ficar na miséria ou algo ou alguém sem importância alguma. Na numerologia o número zero fornece informações sobre a personalidade e para a numerologia é um número complexo porque representa o vazio que é exatamente o que caracteriza toda a busca da existência humana. Ou seja, representa o que não é mas que ao mesmo tempo é. Na matemática moderna varios conjuntos de números incluem o zero.

Por exemplo na soma o zero é o elemento neutro: 15+0=15. Na multiplicação é elemento absorvente. Porexemplo: 15x0= 0Na divisão o zero sempre será zero dividindo um número. Exemplo: 0 ÷15= 0. Ou seja, é o único numero que não se pode dividir por ele. Isso porque o zero não tem inverso multiplicativo. Pensando matematicamente qualquer número dividido por zero tende a ser um número infinito. O zero também tem siginificados diferentes em trigonometria e em outros conceitos matemáticos, atualmente usados com computadores que ultrapassam este pequeno post.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Zero. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/zero >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Zero