Conceito de YouTube

Youtube é uma página web (www.youtube.com) muito popular utilizada para compartilhar vídeos utilizando formato adobe flash para exibir seu material. A sede desta página web está na California (USA) na cidade de São Bruno. Nesta páginas os usuários podem ver, subir e ainda compartilhar vídeos com pessoas do mundo todo. Estes vídeos podem ser qualificados e comentados por qualquer pessoa. Esta página foi criada há 7 anos atrás por antigos empregados de paypal, Chad Hurley, Steve Chen, Jawed Karim.

É uma empresa americana que trabalha com comércio eletrônico por internet. Agora a empresa pertence a sócios de google. Segundo as pesquisas youtube es um dos sites mais visitados no mundo e já conseguiu ter mais de 65 mil vídeos subidos por dia. Em 2007 a página se expandiu com o uso de outros idiomas como o espanhol, português, italiano ou japonês aumentado a sua popularidade a nível mundial. Este site oferece uma grande variedade de vídeos e de clips tanto profissionais como caseiros.

Podem-se subir filmes, programas de televisão, videos musicais. Pela sua particularidade de poder subir vídeos caseiros, seu prestigio cresce mais a cada dia. Além do mais os links de you tube podem ser inseridos em blog ou em sites eletrônicos pessoais sem problemas. Mesmo assim a maioria do conteúdo de you tube são conteúdos com a proteção de direitos de autor, o que provoca várias demandas legais por violações a estes direitos. Supõe-se que a empresa controla o conteúdo do que subem os seus usuários usando filtros de acordo com a sua política mas infelizmente se subem muitas coisas proibidas como por exemplo a pornografia infantil, ou material que possa ajudar a condutas criminais.

Por estas falhas na proteção do sistema you tube foi proibido de emitir em alguns paises como Irã ou Tailândia. Mesmo assim a proibição dura alguns meses ou anos mas depois de um tempo se permite outra vez a emissão da página com determinadas mudanças como por exemplo, a retirada de materiais assinalados que causem a polêmica no pais em questão. A velocidade com que se veiculam as notícias em you tube é muito grande e as vezes são mais rápidos inclusive que os normais meios de difusão de notícias.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

YouTube. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/you-tube >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados YouTube