Conceito de Yogurt

YogurtO yogurt é um produto lácteo de consistência geralmente cremosa que se obtém a partir da fermentação do leite. Embora não exista um impedimento na hora de utilizar qualquer tipo de leite para a elaboração do yogurt, de preferência, a produção atual utiliza o leite da vaca.

Entretanto, será precisamente a fermentação do açúcar do leite ao ácido láctico que irá ser atribuído ao yogurt essa consistência e sabor tão distintivo de outras substâncias semelhantes.

Embora o sabor natural conhecido popularmente como Kumis, o mais comum, nos últimos anos impuseram a demanda dos yogurtes com sabor, e então, é assim frequente encontrar yogurtes de fruta, baunilha, chocolate ou qualquer outro sabor.
A origem da palavra yogurt procede do idioma turco, e envolve a mistura, certamente, na determinação do seu nome tem muito a ver com o seu método de preparação.

Em relação ao seu aparecimento no tempo, existem provas evidentes que falam da existência do yogurt há 4.500 anos; acredita-se que os primeiros yogurtes apareceram como resultado da fermentação espontânea, provavelmente pela ação de algumas bactérias encontradas no interior de sacos de pele de cabra, que eram utilizados como recipientes de transporte.

Durante muito tempo o yogurt permaneceu como alimento típico da Índia, Ásia e Europa, até que aproximadamente em 1990, um cientista, apresentou formalmente as propriedades benéficas do yogurt em relação à alta expectativa de vida que geravam nos camponeses búlgaros, então, a partir daí foi ampliado seu consumo.

O principal ingrediente que requer o yogurt são as bactérias benignas, as quais se alojarão dentro do leite sob uma temperatura e condições ambientais controladas, que irão variar dependendo da textura que se queira dar ao yogurt, para ser firme, cremoso, pasteurizado, entre outros.

Atualmente é infinita a variedade de yogurtes que existem, de morango, de ameixa, de baunilha, naturais, potáveis, firmes, cremosos, super cremosos, no entanto, os cereais açucarados ou regulares costumam ser um acompanhamento ideal, inclusive muitas marcas já comercializam com pequenos potes de cereais na mesma embalagem do yogurt.

Alguns dos principais benefícios do yogurt, é que ele é rico em cálcio, em proteínas e ajuda na regulagem do intestino.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Yogurt