Conceito de Yoga

YogaO termo yoga é utilizado para designar duas questões. Denomina-se a uma das seis doutrinas tradicionais do hinduísmo, na qual consiste em um conjunto de disciplinas físico-mentais destinadas a conseguir a perfeição espiritual e a união absoluta, pois basicamente as pessoas que estabelecem uma postura predominantemente religiosa, de união ou de integração humana da alma com Deus é o máximo que se aspira, portanto, aqueles que não apresentam uma postura racional, o máximo a conquistar será o desenvolvimento de uma consciência espiritual, algo como conhecer a origem da natureza e o destino do ser humano.

E por outro lado, na linguagem popular, as pessoas usam o termo yoga para referir-se ao conjunto de práticas derivadas desta disciplina milenária e que estão orientadas para que as pessoas que praticam obtenham um maior e melhor domínio de seus corpos, e por outro lado, concentração mental.

Na atualidade, o yoga é uma atividade muito comum que concentra muitos seguidores como a ginástica e outros, já que as pessoas que praticam encontram nela uma espécie de fuga das preocupações e do estresse cotidiano.

O yoga como mencionamos acima se desenvolveu pela primeira vez na Índia aproximadamente há uns cinco anos atrás pelos grandes sábios desta cultura que estabeleciam como dever preparar seus corpos para a meditação através de uma série de exercícios e posturas, que facilitariam a concentração da meditação durante o período proposto.

O resultado final destes exercícios era unir a mente com o corpo e o espírito para alcançar um estado em que a mente esteja clara e pronta para a reflexão e, por outro lado, o corpo puro e forte para atravessar esse estado, isto é, um estado de bem-estar generalizado. Os pilares que o yoga encontra para chegar ao ansioso relaxamento serão profundas respirações e alongamentos dos membros do corpo, pernas e braços.

Entre os tipos mais populares de yoga encontramos os seguintes: Hatha yoga, o mais popular e fácil na hora de aprendê-lo e que é ensinado em todos os centros de yoga que multiplicam no mundo; que é o tipo enfocado principalmente na meditação; o Mantra yoga, por outro lado, é baseado na repetição rítmica de sons, cantos ou palavras específicas que acreditam apresentar certos poderes curadores somente emitidos ou pronunciados. E o Kundalini yoga, cuja principal atribuição é a liberação de energia criativa localizada dentro de cada pessoa.

Obviamente que o yoga não lhe provocará saúde nem tranquilidade à pessoa que pratique, mas, além disso, deverá estar acompanhado por uma dieta balanceada, tempo ao ar livre, exercício e prática da paciência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Yoga