Conceito de Wireless

wirelessO wireless é um desses termos ingleses associados à rede WI-FI (Wireless Fidelity). Convivemos com essa abreviatura todos os dias, mas não sabemos seu real significado. Traduzido para o português WI-FI significa fidelidade sem fio, definitivamente, wireless significa não possuir fios. Quando surgiu a internet, estar conectado significava literalmente estar conectado a um cabo e isso impossibilitava sua locomoção. De que adianta um aparelho portátil se você não pode levá-lo de um lugar para o outro, a não ser que esteja conectado em algum cabo. O wireless também apresenta regras ou protocolos que estão relacionadas à tecnologia do rádio e da televisão, embora esta última esteja em outro caminho que não vamos explicar agora.

O wireless trata-se de uma frequência que leva os dados do computador para o router e assim se conecta as redes. Assim que os dados se encontram no router, eles são transmitidos do cabo para o nosso provedor da internet e então transmitidos ao mundo virtual. O wireless se refere a uma tecnologia que abrange muitos campos, sendo assim qualquer aparelho sem fios pode ser considerado wireless como um carrinho a controle remoto, o controle de uma televisão, etc.

A tecnologia wireless pode estar sujeita a interferências, por isso é muito importante que a distância da conexão esteja apropriada ao link que se deseja estabelecer. Desta forma, o sinal chega ao receptor de forma nítida e conecta-se como se fosse um cabo de verdade. Curiosamente, o termo WI-FI foi criado por uma empresa comercial, isso aconteceu quando diversas empresas se uniram e desenvolveram um padrão de comunicação sem fio para a informática. Uma vez adotada a tecnologia wireless, as empresas contrataram uma empresa de publicidade que inventou o termo WI-FI para que as pessoas em geral soubessem do que se trata toda vez que fosse mencionada essa palavra (um acrônimo na realidade). Também se encarregaram de associá-la ao símbolo do Ying-Yang para tornar o standard wireless mais chamativo e atrativo.

Se não tivessem contratado essa empresa, o nome da tecnologia wireless na informática seria “IEEE 802.11b de sequência direta”, pelo que se vê com esse nome não seria possível fazer publicidade. Hoje em dia a associação de empresas que defende o wireless na informática é constituída por mais de 150 empresas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Wireless