Conceito de Windows

WindowsO Windows é um grupo de sistemas operacionais desenvolvidos e comercializados pela empresa Microsoft. Sendo o sistema operativo mais famoso e usado do mundo, o Windows se estabeleceu e serviu de modelo como família de OS (sistemas operativos) desde seus princípios. O Windows apresenta diversas versões através dos anos e diferentes opções para o lar, empresa, dispositivos móveis e de acordo com a variação no processador. A maioria dos PCs são atualmente vendidos com alguma versão da Microsoft pré-instalada.

A primeira versão do Windows 1.0 foi conhecida no ano de 1985 pela Microsoft. Tratava-se de uma interface para o sistema operativo MS-DOS. Adiante, a empresa soube laçar novas versões passando pelo 2.0 e o 3.0, a versão Millenium, 2000, XP e, mais recentemente, o Windows Vista, com uma série de aplicações e funções muito mais personalizadas e avançadas para o usuário. Ao mesmo tempo, lançou o Windows Mobile para seu uso em dispositivos móveis e celulares.

Atualmente, trata-se do sistema operativo mais usado e vendido do mundo. Contudo, encontra hoje uma grande concorrência com os sistemas operativos da Apple e Linux, um sistema de uso livre e de código aberto.

A aquisição do Windows inclui em geral outras aplicações de uso frequente como o navegador web Internet Explorer, o reprodutor do Windows Media para arquivos multimídia, o Windows Movie Maker para a produção de filmes caseiros, o Windows Messenger como programa de mensagens instantâneas, o Windows Paint para edição de imagens e várias outras.

Apesar de sua popularidade, o sistema foi muito criticado por outras empresas e apaixonados à informática que encontram não só uma cópia de outros programas como os desenvolvidos pela Apple, e também problemas no uso e em seus critérios de segurança, que os fazem vulneráveis a inúmeros vírus e programas maliciosos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Windows