Conceito de Vocábulo

VocabuloA comunicação oral e escrita é possível entre as pessoas graças ao desenvolvimento das línguas e de cada uma das palavras ou vocábulos que a integram. Por isso, o vocábulo significa cada palavra que integra um idioma. Por acaso são imprescindíveis para a comunicação e tanto seu conhecimento como sua compreensão são fundamentais para um entendimento sem problemas.

Ou seja, os vocábulos são os elementos sonoros e gráficos usados pelas pessoas para designar e dar nome aos objetos, de certa forma, serve de referência para uma boa comunicação e entendimento.

Os vocábulos podem ser formados por apenas uma sílaba, por exemplo, as palavras sim, não, nem, entre outras, e por isso são chamadas de monossílabas. Enquanto quando há mais de uma sílaba são chamadas de maneira geral como polissílabas.

Existem muitas classificações existentes a respeito dos vocábulos, embora, vale destacar que uma delas é determinada pela acentuação apresentada, assim podemos encontrar as oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. As primeiras são acentuadas na última sílaba e quando terminam em: n, s ou vogal; as paroxítonas são as que mais existem em nosso idioma e são acentuadas na penúltima sílaba; enquanto que as proparoxítonas são aquelas que são todas acentuadas e na antepenúltima sílaba.

Vale ressaltar que além dos vocábulos em geral, que são conhecidos, compartilhados e usados em nossas conversas cotidianas, existem outros vocábulos quase que exclusivos de alguma área ou campo, que consequentemente não são tão usados e por isso não são tão comuns em determinados contextos. Assim as pessoas não podem compreender de imediato e precisam ser explicados.

Os sinônimos mais populares aplicados ao conceito de vocábulo são: palavra, termo e expressão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Vocábulo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/vocabulo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Vocábulo