Conceito de Vivências

VivenciasA vida é um caminho de longa trajetória, uma experiência vivencial que cada ser humano vive como protagonista em primeira pessoa. Cada instante vivido constitui uma vivência que enriquece o coração humano graças ao valor da experiência.

Existem vivências de todo tipo, mas em geral podemos classificá-las em dois planos: primeiro as vivências agradáveis vinculadas a um motivo de alegria e, em seguida, as vivências amargas causadas pela tristeza, que são motivo de dor e deixam uma lembrança dolorosa na memória. As vivências são íntimas, ou seja, ninguém pode conhecer tão bem suas próprias experiências vitais.

A experiência subjetiva das vivências

Graças à capacidade comunicativa do ser humano, uma pessoa pode compartilhar suas vivências com os familiares e amigos mais próximos. O sujeito pode contar ao seu melhor amigo alguma vivência sua, por exemplo, pode contar sobre algum desamor através do relato subjetivo dessa história.

Além disso, as vivências pessoais também podem ser mostradas através de uma expressão escrita mediante a prática de escrever um diário íntimo e pessoal. Existem personagens famosos que decidem publicar suas memórias relatando as vivências mais destacadas de sua autobiografia.

Além do caráter das vivências, uma pessoa pode interpretar um fato de um modo ou de outro totalmente diferente através de suas atitudes. Na verdade, a cor emocional de uma vivência pode mudar de acordo com o tempo.

O efeito do tempo

Por exemplo, um desamor dói de forma notável na fase da juventude após o rompimento de um namoro, entretanto, com a perspectiva do passar do tempo, essa dor vai se acalmando até o ponto da pessoa rir de si mesma ao recordar as vivências que no passado eram tratadas com um transtorno em sua vida.

As vivências são as lembranças que uma pessoa vai adquirindo em sua vida e que, em muitos casos, estão ligadas às recordações das pessoas que participaram dessas vivências. Por último, as vivências são um tesouro emocional de valor incalculável, onde cada lembrança é uma forma de imortalizar algum momento de valor especial.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Vivências