Conceito de Visão Panorâmica

Do ponto de vista visual, existem diversos tipos de imagem que mostram com determinada precisão uma paisagem ou qualquer outra realidade. Um dos tipos de imagem mais precisos é a visão panorâmica que oferece a totalidade de uma paisagem apreciada pelo seu espectador.

Do ponto de vista psicológico, em termos existenciais, também recebe o nome de visão panorâmica o fenômeno na qual uma pessoa pode lembrar-se de modo sequencial os momentos mais destacados de sua vida diante da proximidade da morte.

Olhar para o passado

Os idosos tendem a recordar com mais frequência o passado, pois desta maneira se sentem como estivessem em cima de uma montanha e assim têm uma visão mais clara da vida, ou seja, do caminho a percorrer para chegar a tal ponto.

A partir deste ponto de vista, esta imagem panorâmica mostra um exercício retrospectivo através do qual a pessoa revive alguns instantes que ficaram fixados de maneira especial em suas retinas formando a totalidade de uma história. Existem filmes que através do cinema oferecem também uma visão panorâmica da história por meio de tramas que mostram um salto no tempo.

Uma completa visão da realidade

Do ponto de vista profissional, um pesquisador que realiza sua tese doutoral em um tema qualquer tem uma visão panorâmica graças ao tempo dedicado em consultar fontes de referência para pesquisar e documentar o tema mencionado.

O especialista de um tema específico tem uma visão panorâmica do assunto em questão. A partir deste ponto de vista, a visão panorâmica da realidade se opõe à visão parcial daquele que tem um ponto de vista condicionado.

No campo do conhecimento, uma porta para novas experiências e perspectivas

Em relação ao conhecimento, a visão panorâmica mostra a atitude do sujeito que tem uma abertura mental para seguir filtrando novos conhecimentos. Uma atitude contrária a uma mente fechada daquele que tem muitos preconceitos internos e cai em hábitos intelectuais que o levam à ignorância. Ter uma visão ampla de um assunto permite maior proximidade com a verdade e que vai mais além de uma simples crença subjetiva.

Foto: LaraBelova I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Visão Panorâmica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/visao-panoramica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Visão Panorâmica