Conceito de Vírus (Informática)

VirusOs vírus informáticos recebem esse nome por demonstrar o que um vírus pode fazer num corpo humano: primeiro o infeta e depois o mata ou adoece cronicamente. Isso pode ser traduzido na informática como: primeiro infeta a máquina e depois a deixa sem uso, não carregando o sistema operacional, provocando lentidão e difícil manuseio.

O vírus informático é em realidade um programa que pouco a pouco causa problemas no sistema operacional do computador até atingi-lo por completo. Há casos que quando um vírus toma o controle do computador, o próprio vírus pede dinheiro ao dono da máquina infetada para liberar os valiosos arquivos, por exemplo, de uma empresa.

A solução é um antivírus, mas às vezes essa solução é um problema especialmente quando o computador é antigo e mesmo após sua instalação continua lento. Antes de pagar por uma instalação de antivírus é aconselhável fazer um teste do programa e ver como ele responde ao sistema.

Existe uma confusão em relação aos vírus e aos worms. Estes últimos têm como objetivo principal a autorreplicação e através da internet infetar os outros computadores da rede. Os worms são de fato o motivo da criação do firewall, dispositivo que funciona como um corta fogo entre as redes.

Comentando um pouco sobre a história dos vírus, o primeiro foi criado em 1972 e enviado em certos intervalos de tempo com uma mensagem na tela: “sou uma trepadeira, agarra-me se puder”. A resposta foi o primeiro antivírus chamado “cortador” que significa reaper em inglês. O termo vírus foi adotado por volta de 1984, embora o primeiro vírus existente fosse desenvolvido muito antes por quatro programadores dos laboratórios Bell. Desenvolveram um jogo chamado “Core War” que consistia em encher a memória RAM no menor tempo possível, com isso o computador ficava totalmente inútil e tinha que ser reiniciado.

Um vírus se prolifera quando o usuário executa um programa e o vírus fica contido nesse programa. A função básica do vírus é infetar, destruir e alastrar-se nem sempre nessa ordem. Algumas pessoas acreditam que com dois antivírus podem ficar mais seguras, mas isso apenas freia o sistema e o deixa praticamente inútil para trabalhar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Vírus (Informática)