Conceito de Violência Verbal

Violencia-VerbalA violência pode ser manifestada através de várias formas, não apenas pela linguagem corporal como através de um golpe, mas também pela da violência verbal, uma vez que as palavras especialmente a forma com a qual são aplicadas podem mostrar também certa agressividade.

Além disso, a violência verbal pode ser mostrada através de insultos, desqualificação pessoal, xingamentos, palavrões, etc.

A partir deste ponto de vista, em relação ao tom de voz, também é possível transmitir agressividade verbal através de gritos, que são uma forma de humilhação e manipulação na qual uma pessoa estabelece uma relação de domínio perante a vítima. Assim, a vítima é tratada como objeto e não como pessoa, ou seja, a pessoa fica desprovida de sua infinita dignidade.

As feridas da alma

Em certas ocasiões, as pessoas tardam muito tempo para perceber que sofrem de violência verbal, pois a marca desta violência não é tão visível em curto prazo como o efeito causado por uma violência física própria de um golpe que muitas vezes machuca e danifica a pele.

Entretanto, apesar das feridas da alma não serem vistas em um primeiro olhar, elas podem ser sentidas. Quais são os efeitos que derivam da violência verbal? A diminuição da autoestima da vítima, uma vez que a imagem que se tem de si mesma fica distorcida através da mensagem externa recebida.

Além disso, aumenta a infelicidade pessoal em relação a este vínculo afetivo. As pessoas que são vítimas de violência verbal podem sentir-se culpadas por causa da manipulação emocional e da chantagem exercida do agressor sobre a vítima. Em certas ocasiões, após a raiva desmedida surge o perdão e a reconciliação.

Denunciar a violência

O agressor muitas vezes acaba isolando a vítima de seu ambiente mais próximo, ou seja, distancia a vítima de sua família e do seu núcleo de amigos mais próximos. O manipulador e a vítima desenvolvem uma relação de dependência por causa da situação de maltrato. Este tipo de violência pode acontecer em qualquer relação de casal. Em certas ocasiões, a violência verbal é o primeiro indício de relação tóxica que anuncia uma segunda etapa de violência física. Um problema próprio de violência machista contra as mulheres.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Violência Verbal