Conceito de Violência Juvenil

Violencia-JuvenilA violência é contrária ao comportamento ético que todo ser humano deve assumir como cidadão que respeita a si mesmo, mas que também respeita as normas sociais e ao próximo. Isto é, a violência rompe com as normas sociais produzindo um mal-estar no sistema. Sendo assim, a violência pode ser analisada através de diversos pontos de vista.

Um tema que preocupa muito hoje em dia é a violência juvenil, sendo o bullying escolar um dos mais graves e que adquire novas formas e escalas através das novas tecnologias da rede. A violência juvenil é uma ação causada por um dano a uma terceira pessoa através de um ato deliberado e consciente. Existem diversas formas de violência além do plano físico, como a humilhação que também é uma forma de violência a partir do momento que se ridiculariza uma pessoa e a deprecia sem piedade.

A violência juvenil se situa entre os 15 e 25 anos. Existem várias causas que podem influenciar o caráter violento dos jovens, sendo que um caso é diferente do outro. Por isso, é importante analisar cada caso de maneira particular, pois as pessoas são diferentes umas das outras.

Em termos gerais, alguns fatores devem ser considerados:

1. O ambiente familiar de um jovem deve ser levado em conta. Em alguns casos, quando os jovens veem algum tipo de comportamento agressivo nos pais, podem repetir os mesmos padrões de conduta.

2. Em outros casos, os problemas de violência juvenil também estão associados aos problemas de dependência com drogas ou álcool. Uma pessoa que sofre de dependência perde o controle de sua própria vida. É importante educar os jovens com informação adequada para prevenir possíveis vícios e também fundamental ensinar os jovens a dizer “não às drogas”.

3. As más companhias podem exercer uma pressão negativa em uma pessoa jovem que está em um período da vida muito suscetível à opinião dos outros. Por isso, é importante que os pais conheçam os amigos de seus filhos, além de seus costumes e rotinas.

Os adultos devem posicionar-se de maneira clara para identificar possíveis casos de violência juvenil, por exemplo, em cenários habituais como o colégio. Com isso, seu principal objetivo é proteger a vítima e ajudar o jovem violento a reconduzir sua vida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Violência Juvenil. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/violencia-juvenil >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Violência Juvenil