Conceito de Violência Infantil

Violencia-InfantilA violência em qualquer de suas formas mostra a relação de submissão de uma pessoa, que longe de ser tratada como pessoa é tratada como um objeto, pois seus direitos são violados. Existem grupos que são totalmente vulneráveis como as crianças e os idosos. Protegê-los de possíveis casos de violência é fundamental para criar uma sociedade feliz. Em relação ao maltrato infantil, convém recordar que existem diferentes formas de abuso que vão além das palmadas. Ou seja, é possível maltratar uma criança psicologicamente através de insultos e xingamentos.

Além disso, uma criança também pode ser maltrata quando não recebe cuidados especiais para seu crescimento. A violência sofrida pelas crianças pode apresentar problemas de baixa autoestima, de relacionamento social, de desconfiança, de baixo rendimento escolar, de mau humor, medos excessivos e tristeza. Todo ser humano é digno de amor, cuidados e respeito, por isso, quando são violados os direitos de uma pessoa através da violência, a mesma se torna vítima de uma atitude destrutiva do agressor. Em certas ocasiões as crianças silenciam a violência por causa do medo.

O maltrato infantil pode ser exercido de diferentes maneiras, por exemplo, pelo abuso sexual, pelo abuso físico, pelo maltrato emocional e pelo abandono físico. As instituições e os cidadãos tem que lutar de forma ativa para defender os direitos dos grupos mais vulneráveis para que crianças e idosos tenham boa qualidade de vida. É importante que todo ser humano se sinta amado e querido em qualquer momento da vida.

A infância é o período em que as crianças começam a descobrir o mundo e a vida. As crianças que crescem em um lar cheio de amor e harmonia são aquelas que na idade adulta possuem uma autoestima sólida graças ao carinho que receberam. Ao contrário, aqueles que sofreram algum tipo de violência na infância podem sofrer carências afetivas e trazer sequelas ao longo do tempo.

Entende-se por maltrato infantil qualquer ação que realizada de forma consciente possa causar graves danos a uma criança. Enfim, as crianças merecem ser felizes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Violência Infantil