Conceito de Violência

O termo violência é uma palavra que se escuta, se vê, se sente por todos os lados. Em casa, na rua, na televisão, nos jornais, na internet, nos video games. Uma palavra de uso muito comum mas que não deixa de ser algo que aterroriza e destrói. Apesar de parecer um conceito concreto a violência tem um carácter bastante abstrato. Isso acontece porque pode aceitar diferentes realizações e despertar debates sobre sua necessidade ou não, e as opiniões diferem de acordo com cada ponto de vista. Segundo os dicionários a violência é um comportamento deliberado que repercute ou pode repercurtir em danos físicos ou psicológicos a outros seres humanos ou a animais ou a coisas.

A violência em relação a objetos públicos ou privados se chama vandalismo. Essas representações do carácter infelizmente humano, se associam ainda que não necessariamente com a agressão. Esta agressão pode ser também física ou psicológica através do uso de ameaças ou ofensas verbais. Ou seja, a violência se caracteriza essencialmente pelo mal que se pode fazer a alguém e isto se pode manifestar de diversas formas como feridas físicas, humilhações, rejeição…

Existem muitas formas de violência mas poderiamos falar basicamente de violência provocada e violência gratuita. Algumas formas de violência são tidas pela lei por crimem e são sancionadas por elas. As manifestações de violência podem ser justas ou injustas, abertas ou ocultas. Um outro aspecto é que a violência pode ser permanente ou pode ser de caráter temporário.

Uma pessoa violenta normalmente é uma pessoa com um carácter de irracionalidade total, incapaz de dialogar e de encaixar nas normas da sociedade em que vive. É alguém que convive mal em família e em sociedade. As causas dos comportamentos violento são muitas. Podem ser gerados por situações familiares conflitivas, por um determinado acontecimento que desencadeie este tipo de reação, a falta de apoio, ou ainda a pressão que determinados grupos sociais podem exercer sobre individuos a ponto de impulsar a alguém a uma conduta violenta.

Em resumo, violência pode ser definido como uma situação que que dois ou mais sujeitos se encontram em confrontação. Nestas confrontações uma ou mais pessoas podem sair afetadas física ou emocionalmente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Violência