Conceito de Vínculo Social

Vinculo-SocialAs pessoas têm uma individualidade própria, no entanto, também estabelecem vínculos afetivos com outras pessoas. Criam relações interpessoais que derivam em vínculos sociais e conexões que podem ser diferentes. Existem laços de amor como mostra uma relação de marido e mulher, entre amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc.

Cada vínculo social exige uma reciprocidade própria. Por exemplo, o amor precisa ser correspondido por ambas as partes da mesma forma que a amizade. Os vínculos sociais podem ser fonte de grande satisfação como mostra a felicidade do amor, mas também é possível sentir grande frustração como ocorre quando uma pessoa se encontra apaixonada por seu melhor amigo(a) e que não lhe corresponde da mesma forma.

Os vínculos sociais profissionais

Do mesmo modo, no contexto profissional, os vínculos sociais também podem estar marcados por possíveis situações estressantes como a rivalidade extrema. A natureza do vínculo social mostra a própria convivência em sociedade das pessoas que fazem parte de um tecido social concreto ao fazer parte de uma família ou de uma cidade.

Os vínculos sociais do contexto trabalhista cobram sua importância e seu protagonismo como mostra o poder do networking, uma vez que fazer contatos de trabalho permite aos profissionais aprender com outras pessoas, compartilhar conhecimento e inclusive pode iniciar projetos em comum. Ter vínculos sociais mostra a necessidade do ser humano não isolar-se e estar em contato com os demais.

Os vínculos sociais online

Os vínculos mostram a existência de uma relação quando uma pessoa estabelece qualquer tipo de vínculo com a outra. Sempre que há um vínculo existe um contato. As novas tecnologias também marcaram um ponto de inflexão nos vínculos sociais, já que hoje em dia, muitas pessoas mantêm um contato habitual com amigos e conhecidos através das redes sociais. Além disso, é possível ter como contato o facebook de uma pessoa que não se conhece na realidade de modo presencial.

Forjando relações através das redes sociais

Atualmente é possível buscar namorado ou namorada através da internet como mostra o caso de pessoas que conheceram seu amor por meio online. Todo vínculo exige tempo e dedicação. Os vínculos não são estáveis e podem terminar. Por exemplo, quando um casal termina sua relação, acaba seu vínculo afetivo. Assim mesmo, o vínculo pode evoluir para uma amizade ou então desaparecer.

Foto: iStock - massimo colombo

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Vínculo Social