Conceito de Vida Humana

Vida-HumanaA vida é um dos grandes mistérios do ser humano que faz uma série de perguntas a respeito desse assunto. As pessoas se perguntam por que nasceram neste século e não em outro, por que nasceram em determinado local e não em outro, como também o porquê de sua existência. Estes tipos de perguntas mostram uma realidade: a transcendência da vida do ponto de vista intelectual não pode ser analisada exclusivamente como um fato experimental, o ser humano convive com perguntas que não têm respostas.

Além disso, existem outros tipos de vida na Terra, por exemplo, a vida animal. Uma das grandes diferenças entre o ser humano e os animais é que o homem tem inteligência, vontade e consciência. Uma pessoa possui qualidades que lhe permitem fazer perguntas, refletir sobre si mesma e meditar sobre seu destino.

A vida humana não é uma propriedade no sentido estrito da palavra, ou seja, a vida humana é dada a uma pessoa mesmo que ela não queira. O ser humano é dono e detentor de vários objetos materiais, entretanto, a vida por si só é um fato transcendente. Uma pessoa não decide quando nasce nem menos quando vai morrer.

A vida é um presente por si só, um presente com data de validade. Esta é uma das razões da importância de aprender a viver o momento presente e não criar hipóteses sobre um futuro a partir de fatos do agora. Aliás, o ser humano também se sente mais realizado em sua vida quando compartilha sua existência com os companheiros de vida (amigos e familiares). O homem necessita sentir-se reconhecido. Este é outro ponto que diferencia uma pessoa de um objeto. Além disso, o ser humano possui imensa dignidade, uma qualidade relacionada a todas as pessoas de qualquer idade.

A vida humana e a interpretação que cada um faz da mesma é que a vida pode também dar lugar a debates éticos, como mostra a oposição daqueles que defendem o direito da vida contra aqueles que defendem o aborto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Vida Humana. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/vida-humana >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Vida Humana