Conceito de Vício

VícioConhecemos por vicio o nome da doença que pode sofrer qualquer ser humano e que consiste na dependência da ingestão de substâncias que afetam diretamente ao sistema nervoso central, suas principais funções, sensações e também em relação aos estados de ânimo. Comportamento, percepção, emoções e juízo serão afetados pelo consumo excessivo e descontrolado de drogas, que estão provados, ostentam um espetacular grau de dependência, como a cocaína, a heroína, o LSD, entre outros.

Embora os efeitos provenham do abuso deste tipo de droga, são muitos e dependerão do tipo de viciado em questão, quer dizer, se ainda mantém o que podemos chamar de um vicio controlado de não drogar-se a cada instante e do tipo de droga que está abusando, entre os mais destacados e recorrentes observados, encontramos as alucinações, dificuldade de percepção, constantes mudanças de humor, o passar da euforia para a depressão e, embora para isso, deve-se estar em um ponto sem retorno do vicio, algumas drogas podem levar alguém à morte ou à loucura.

Os estudos estabelecem dois tipos bem diferenciados de dependência de drogas, as físicas e as psicológicas. Na primeira será o organismo, o necessitado e desesperado pelas drogas, tanto assim, quando a ingestão da droga é suspendida de um momento para outro, o corpo começa manifestar vários distúrbios fisiológicos, que popularmente é conhecido como síndrome de abstinência.

Do lado da psíquica, neste caso, será o estado de euforia e prazer que o consumo da droga provoca ao indivíduo y que o levará a buscá-la e a necessidade de consumi-la. No caso de não poder satisfazer este desejo, o viciado pode cair em uma profunda tristeza ou depressão emocional.

Outro dos grandes riscos trazidos junto com esta doença, é que muitas drogas geram tolerância no corpo, ou seja, o corpo vai acostumando-se com elas, então, aqui está o mais perigoso, o corpo e a mente vão demandar doses maiores para conseguir o efeito desejado.

Fica claro que seja física ou psíquica a dependência que um indivíduo estabelece com uma droga, a mesma, inevitavelmente, o levará a buscar outras necessidades muito mais importantes como as de dormir ou comer, perdendo todo tipo de moralidade, respeito e dignidade, porque esse estado pode levar-nos a roubar e inclusive matar.

Finalmente, para poder estar atentos, já que qualquer caso pode estar próximo a nós, entre os principais motivos que podem levar uma pessoa a drogar-se, estão: a baixa estima, a busca do prazer, de sensações novas, problemas familiares, hostilidade escolar, falta de motivação e distração.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Vício