Conceito de Viagens de Exploração

Viagens-de-ExploracaoQuando pensamos na ideia de viajar, logo vem em nossa mente descobrir algo diferente do que vivemos. Atualmente as viagens são realizadas nas férias, com a intenção de desfrutar o tempo livre em um lugar diferente do que estamos acostumados.

Quando a Terra era um planeta desconhecido e caracterizado por ter grandes extensões, alguns indivíduos tinham a curiosidade de conhecer esses territórios. Realizavam viagens de exploração motivadas por diversas razões: conhecer novos caminhos, por curiosidade intelectual e científica, para ampliar o domínio de um país, por motivos comerciais ou com a intenção de superar um desafio.

A lista de viagens de exploração é muito ampla, porém existem algumas que são especiais. Por exemplo, Cristovão Colombo descobriu o continente americano no século XV. Nesta época havia grandes exploradores: Pizarro, Cortés, Magalhães, Elcano,
Cabral, Américo Vespúcio, etc. Todos eles foram exploradores de novos caminhos na América. Os resultados dessas viagens foram bem diferentes, tanto para equilíbrio político das potências como para a economia, mentalidade e avanços científicos.

O continente africano trazia um grande enigma: conhecer as fontes do Nilo. E foi o explorador Livingstone quem as descobriu. Já os polos norte e sul estão associados a três exploradores: Scott, Amudsen e Shackleton, que chegaram ao extremo do planeta por meios técnicos totalmente precários.

As viagens de exploração chamam atenção porque é uma conquista da humanidade. Os exploradores são considerados heróis, pois enfrentam o desconhecido e assumem grande risco. Não se deve esquecer que no passado o conhecimento técnico era limitado e uma exploração a novos lugares significava superar todo tipo de dificuldade.

Cada viagem de exploração representava um maior domínio no planeta. Em cada aventura havia uma motivação especial, por exemplo, as viagens de James Cook no século XVIII pretendiam ampliar a influência do império britânico. Entretanto, existiam outros aspectos que também eram importantes e que ampliavam o conhecimento da humanidade: novas línguas, tradições e uma maneira diferente de entender a vida.

A última grande viagem de exploração foi realizada em 1969 quando os astronautas Armstrong, Aldrin e Collins chegaram à Lua. O fato do ser humano progredir cada vez mais, fez com que o mesmo explorasse novos destinos do Universo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Viagens de Exploração