Conceito de Verrugas

VerrugasAs verrugas são lesões elevadas da pele que se deve a uma infecção criada pelo vírus papiloma humano. Elas podem localizar-se em qualquer parte do corpo, entretanto, são mais frequentes em áreas expostas como a pele das mãos, do rosto, dos pés, assim como nas mucosas genitais por onde o vírus penetra através do contato sexual.

Este vírus, conhecido por suas siglas HPV, atinge as células das camadas basais da pele induzindo o aumento de sua replicação. É adquirido através do contato com lesões ou por objetos contaminados com este agente.

A forma mais comum de uma verruga é a chamada verruga vulgar. São lesões arredondadas e até mesmo compridas que se localizam no rosto e no dorso das mãos e dos dedos principalmente. Nos idosos podem apresentar-se como lesões arredondadas ásperas ou irregulares, conhecidas como queratose actínica. Em relação aos pés, as verrugas, em certas ocasiões, adotam formas planas que podem ser confundidas com calosidades, no entanto, sua apresentação mais comum é uma lesão arredondada com uma raiz profunda em forma de um cone.

É importante avaliar as verrugas cuidadosamente, já que existe um tumor maligno da pele chamado carcinoma espinocelular que pode ser confundido com uma pinta ou verruga. Diante de uma lesão verrugosa que supura, sangra ou cresce de forma parecida a um chifre é importante consultar um dermatologista, uma vez que é necessária realizar uma biopsia para fazer um estudo histológico que permita um diagnóstico preciso, já que nestes casos a conduta a ser seguida no tratamento é diferente.

O tratamento das verrugas se baseia em sua eliminação, para isso podem ser empregadas diversas técnicas como a cirurgia ou a criocirurgia. No caso das verrugas únicas ou escassas podem ser aplicadas, de forma local, soluções à base de ácido acetilsalicílico que podem trazer bons resultados. Esta substância deve ser aplicada diariamente pela noite cobrindo posteriormente a lesão, pode-se também obter melhores resultados ao raspar a lesão previamente à aplicação desta solução.

As verrugas genitais são chamadas de condilomas e devem ser retiradas, pois no caso das mulheres podem desenvolver o câncer de colo do útero. Com estes condilomas o tratamento deve ser realizado pelo médico, já que muitas vezes há lesões profundas que necessitam do uso de instrumentos como o espéculo vaginal ou o retoscópico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Verrugas