Conceito de Verborragia

VerborragiaO termo verborragia (sinônimo de verborreia) é um termo utilizado para designar um tipo de atitude que estabelece a permanente fala, sem controlar as coisas que dizem e sem manter um limite que permita interagir com os demais. A verborragia costuma ser um problema de personalidades com um caráter ansioso e estressado, pois dessa forma, a incontinência para falar (isto é, a falta de limites para falar) procura de uma maneira diminuir essa ansiedade gerada por determinada situação ou fenômeno. A verborragia pode ser um problema se considerado fator limitante na hora de estabelecer relações sociais sólidas, embora em muitos casos pode não ser afetado.

Embora a verborragia seja entendida como uma condição extraordinária e não comum ao uso da linguagem no sentido de que uma forma de expressão excessiva e ilimitada, não é considerada uma doença nem um problema de saúde, pois muitas vezes é uma resposta a sensações como a ansiedade ou o estresse, a preocupação, o medo, a ira. Junto com muitos outros sintomas, a verborragia pode ser entendida como um mecanismo de defesa particular diante de certas situações.

Neste sentido, muita gente se transforma em verborrágica quando tem que falar em público, quando seu comportamento está sendo avaliado, quando se vê posta em perigo ou ameaçada, da mesma forma que outras pessoas reagem paralisadas por completo. O maior problema da verborragia é que normalmente a pessoa não se controla no que vai dizer e faz qualquer coisa para sair de uma zona de desconforto. Isto acontece porque a verborragia pode facilmente atordoar, ofender ou incomodar aqueles que a presenciam, pois é uma atitude ou forma de comunicação incomum.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Verborragia