Conceito de Verbo

Verbo. Do latim verbum significa palabra. Mas na verdade o significado deste vocábulo vai muito mais além desta definição. O verbo é a palavra que expressa uma ação, um estado de ánimo ou sentimentos. Por exemplo de ação ( brincar, estudar, comer) estado de ánimo ( rir, chorar), sentimento ( amar, odiar) ou ainda representa fenômenos da natureza como (chover ou nevar).

Gramaticalmente o verbo pode se modificar segundo a pessoa, o tempo, o modo, o aspecto e o número. O verbo é o núcleo de uma oração. Quando o verbo é utilizado dentro de uma oração esse uso se chama conjugação. Os verbos se apresentam em formas infinitivas que são representadas pelas terminações. Na língua portuguesa os verbos apresentam 3 terminações: AR, ER, IR com a existência de um verbo fora destas classificações que é o verbo POR.

Em relação a morfologia os verbos podem ser regulares ou irregulares. Ou seja, podem ter conjugações que seguem uma mesma linha como os verbos amar, comer ou partir; ou podem sofrer determinadas modificações em relação as suas conjugações como os verbos caber ou medir.

Os verbos flexionam em número, pessoa, modo, tempo e voz. Podem ser singular ou plurar ( manda, mandam) podem representar a q
ualquer pessoa ( eu, tu , ele, ela, nós, vós, eles, elas, você) , podem ser usados no tempo indicativo, subjuntivo ou imperativo; existindo ainda as formas nominais do verbo ( infinitivo, gerundio e participio).

Os tempos são vários. Basicamente seis no indicativo, e três no subjuntivo. Alguns destes tempos recebem nomes diferentes em Portugal embora tenham o mesmo uso. O imperativo apresenta formas afirmativas e negativas. E finalmente os verbos apresentam formas ativas ( os meninos compraram os livros) ou passivas ( os livros foram comprados pelos meninos).

Podemos então entender o verbo como um elemento da oração que permite ao que a está utilizando situar os acontecimentos em um tempo preciso a sua narração seja oral ou escrita. O verbo é o núcleo de uma frase e funciona como um eixo de articulação entre os demais elementos da oração.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Verbo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/verbo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Verbo