Conceito de Veracidade

VeracidadeO termo veracidade é usado quando queremos saber a precisão de algum assunto, fato, declaração, entre outras questões, para manter estrita conformidade com a verdade. Isto é, a veracidade é algo como a condição que será dada a um julgamento o a uma explicação, onde expressará de forma confiável a pessoa que opina. A veracidade está fortemente vinculada a conceitos como a boa fé, a honestidade e a sinceridade e, é por isso, que se contrasta com a hipocrisia e a mentira.

Há algumas profissões, como a medicina e o jornalismo, que exigem o mínimo de margem de erro possível dos seus praticantes em relação à veracidade do que estabelecem ou tem o dever de comunicar, porque simplesmente, no primeiro caso, se não transmitir a verdade sobre um estado de saúde, por proteção, por exemplo, pode causar enorme prejuízo ao paciente, porque este, ao desconhecer seu estado poderá não cuidar-se de forma adequada e nem atender a determinados cuidados que são imprescindíveis para sua qualidade de vida e para sua saúde que não vai bem.

No caso do jornalismo, especialmente no contexto de comunicação em massa, o poder de atingir a uma audiência de milhões de pessoas é tanto, mas tão diferente, que exigirá do profissional uma responsabilidade extrema na hora da divulgação das notícias e muito mais quando as mesmas se referem a algum tema muito sensível para a sociedade, como temas vinculados à medicina e aos avanços que esta área está fazendo sobre uma vacina que significará a cura de um mal, por exemplo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Veracidade