Conceito de Ver

VerA palavra ver é o termo que se refere ao sentido da visão que dispõe os seres humanos e os animais, juntamente com o paladar, a audição, o olfato e o tato, ela é uma das disposições sensoriais mais destacadas do ser humano.

Graças ao órgão receptor dos olhos nos chegam às impressões de luz e estas por sua vez são transmitidas ao cérebro através das vias óticas responsáveis por processar a informação e materializar em imagens. Sem o mencionado processo de percepção seria impossível que possamos perceber a forma dos objetos, determinar distancias e, além disso, detectar as cores e os movimentos que apresentam os objetos e as pessoas.

Apesar de todos os sentidos apresentarem um papel importante, o da visão, é o que nos permite compreender e conhecer o ambiente que nos rodeia.

Embora a palavra ver seja a mais utilizada como vimos acima, vale destacar, que o termo também é usado para outras questões e situações da linguagem coloquial, tais como: a percepção que obtemos de algo, seja com inteligência ou com qualquer um dos sentidos; o reconhecimento com atenção de alguma questão analisada; o reconhecimento que uma pessoa realiza sobre o estado físico de outro ser; a visita que se faz a alguém; a apreciação de um espetáculo; o encontrar-se em determinado estado; constatar que algo ou alguém se encontre num lugar indicado ou que se sabe que pode estar; adiantar-se a um acontecimento futuro e preveni-lo; e como sinônimo de ações, tais como: considerar, julgar, refletir, entre outras.

Existe também muitas expressões populares que contem a palavra ver, tais como: a ver (usamos quando queremos pedir a alguém que nos deixe apreciar e reconhecer algo ou para expressar curiosidade), até mais ver (emprega-se na hora de despedir de alguém que verá logo), nada a ver (usamos para indicar surpresa e modéstia ou para remarcar algo) e de ver (tentar realizar algo).

Do exposto resulta que a palavra ver tem um uso amplo e generalizado na nossa língua.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ver. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ver >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ver