Conceito de Vencimento

VencimentoO vencimento é a data em que uma obrigação a prazo chega ao fim. Embora o termo seja utilizado em diferentes áreas, como a produção e o consumo, o ambiente acadêmico e muitos outros, na economia o vencimento se refere à data de pagamento de uma obrigação financeira.

A data de vencimento é aquela que indica um prazo estipulado por duas ou mais partes e por uma causa, onde as partes envolvidas devem cumprir suas obrigações contratuais. Na maioria dos casos, o vencimento envolve algum tipo de pagamento ou liquidação econômica e financeira.

Por exemplo, na articulação de um contrato de aluguel, o vencimento acontece quando as condições pré-determinadas expiram, e por isso, esse contrato deixa de ter validade. Os inquilinos devem abandonar o apartamento ou local alugado, ou então, renegociar as condições do contrato conforme acordo com o proprietário.

Outra data de vencimento comum é o pagamento de crédito ou de outros bens e serviços. O vencimento é o momento de cada mês ou instância do prazo em que uma das partes deve pagar uma determinada quantia de dinheiro. Os vencimentos são utilizados com frequência para o pagamento de serviços, taxas ou empréstimos de vários tipos.

Frequentemente os prazos de vencimento são flexíveis, caso o envolvido não pague na data determinada, será dado a ele uma nova oportunidade um pouco mais tarde para cumprir com o pagamento.

Se a data de vencimento não for respeitada, o comprador ou contratante pode sofrer multas ou punições e inclusive penalidades legais. Tudo isto é determinado anteriormente no contrato entre as partes interessadas. No caso do devedor não cumprir com a obrigação, seus bens poderão ser apreendidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Vencimento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/vencimento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Vencimento