Conceito de Velocidade

VelocidadeA velocidade é a magnitude física que mostra e expressa à variação na posição de um objeto e em função do tempo, onde seria o mesmo dizer que é a distância percorrida por um objeto na unidade do tempo. Mas além do tempo, para definir a velocidade de deslocamento de um objeto será preciso saber também sua direção e sentido. Portanto, as unidades para definir a velocidade se fundamentam tanto em parâmetros de distância (metros, centímetros, quilômetros) como em variáveis relacionadas com o tempo (segundos, minutos). Enquanto que a unidade mais popular no mundo de língua hispana é o quilômetro /hora, nos países saxões costuma-se usar ainda a milha/hora. Entretanto, nas ciências como na física ou química, é utilizado o sistema internacional, que expressa às velocidades em metros/segundo.

Segundo o espaço de tempo percorrido, a velocidade pode ser de diversos tipos: média, instantânea e relativa. A velocidade media reporta a velocidade em um intervalo dado e chega a ela dividindo o deslocamento pelo tempo transcorrido. Portanto, os especialistas muitas vezes falam da diferença (“delta” no jargão das ciências) entre distancia e tempo. Assim, a velocidade média de um ônibus resulta da divisão da distancia entre os cabeçalhos (“delta-espaço”) e o tempo que levou a passar de uma para outra (“delta-tempo”).

Por outro lado, a velocidade instantânea nos permite conhecer a velocidade de um objeto em movimento por determinado trajeto com a especial característica que o passar do tempo é infinitamente pequeno, sendo também o espaço que percorre muito menor, representando somente um ponto da trajetória mencionada. Como vemos, trata-se de um conceito teórico, realmente muito aplicado nas ciências. Em compensação, a velocidade relativa entre os dois observadores surgirá do valor da velocidade de um observador medido pelo outro. Desta maneira, se dois veículos se aproximam um do outro pela liderança e um deles está a 20 km/h e o outro a 40 km/h, a velocidade entre eles será de 60 km/h. Ao contrário, se um deles avança a 100 km/h e outro o persegue a 120 km/h, a velocidade relativa do segundo para o primeiro é de 20 km/h.

A velocidade é um conceito amplamente utilizado no mundo do esporte, devido a uma boa parte de esportes praticados como o futebol, basquete, hóquei, tênis, entre outros, e que exige uma preparação importante, pois a resistência conseguida na velocidade dependerá muito do sucesso obtido pelo atleta em sua corrida. Isto é ainda mais evidente em disciplinas como a natação, atletismo, maratona ou artes marciais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Velocidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/velocidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Velocidade