Conceito de Vegetação

VegetacaoO termo vegetação se refere ao conjunto dos vegetais próprios de um terreno, país ou região. Embora, além de tratar da flora terrestre, ou seja, da vegetação nativa, também deve ser incluído na vegetação de um lugar específico às espécies que foram importadas.

Quando é feita referência à vegetação não estamos fazendo alusão a alguma classificação em particular, pois a vegetação pode estar composta por plantas de diferentes características e estar sujeita às mais variadas condições geográficas.

Então, o conceito vegetação se refere desde os bosques virgens, passando por um conjunto de arbustos absolutamente selvagens até aqueles jardins projetados por um paisagista.

No entanto, a vegetação de um lugar determinado não só é importante do ponto de vista visual pelo atrativo que tem, mas também porque ela é extremamente importante quando se trata de qualidade de vida, pela produção de oxigênio, para a proteção dos solos e para o ciclo do carbono. Ou seja, além de projetar uma linda paisagem para quem aprecia; a vegetação, como indicamos, é muito importante para a saúde de todas as espécies que crescem e vivem na mesma área.

Podemos encontrar diversos tipos de vegetação dependendo do meio em que está situado. Assim está a vegetação aquática, que é aquela que se adapta melhor à umidade e à água. As plantas de uma vegetação aquática vivem em lagos, lagoas, pântanos, deltas, estuários; seja de maneira totalmente submersa ou com folhas flutuantes.

Temos outros tipos de vegetação como a Gypsophila, típica dos solos calcários e da vegetação halophytic, característica de solos salinos.

E por outro lado, é conhecida como vegetação adenoide aquela que hipertrofia as amígdalas e dos folículos linfáticos da parte de trás das narinas. A razão dos seus roncos é a vegetação adenoide.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Vegetação